Boas
para medires correctamente o nivel do oléo, pela manha carro frio ligas o carro uns 30s desligars e ai sim controlas o nivel, o porque de fazer isto?
pela manha o carro como teve parado todo o oléo teve tempo de descer ate ao cartar ou seja tu a controlares assim o nivel se ele tiver no max quando meteres a trabalhar vais ter logo meio litro que vai desaparecer, a quente o oléo esta mais diluido logo vai subir o nivel na vareta
ao fazes como disse a cima, ao ligares o carro ele lubrifica todos os componentes assim sabes que tens oléo pelo motor, ao tirar a vareta e como o carro ainda esta frio o oléo tem q estar ao max ai sim esta o nivel do oléo ok pois a bomba vai trabalhar constantemente com o bom nivel de oléo se assim tiveres o oléo ao nivel a frio pela manha o nivel tem que estar a cima do max
nao esquecer tambem q pelo que li o teu carro foi conduzido pelo um cota como tu dizes entao esse carro deve estar mais que preso e tu como agora puxas mais pelo carro ele vai consumir oléo e como se estive-se a fazer uma rodagem e claro que se o oléo nao for o bom tambem vai consumir