Ora bem, das minhas investigações de leigo feitas até agora, encontrei as seguintes paginas de interesse:
Informação sobre MAF's:
http://www.tuning.online.pt/tuningonline/DIY/mods/MAFdiag.htm
Gráfico da fumaça:
http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/polu.htm
Podemos notar que devido ao fator fumaça, o motor do ciclo Diesel não opera com a mistura que dá a máxima potência.
A relação da mistura ar-combustível em um motor Diesel é de 20 a 30/1 para médio e máximo regime e de 50/1 para marcha lenta.
Em relação a eliminação de gases poluentes, o motor do ciclo Diesel tem uma grande vantagem sobre o motor do ciclo Otto, que é a baixa porcentagem de monóxido de carbono eliminad, podendo ser até 100 vezes menor.
Sendo este gráfico de confiança... a relação entre ar e combustivel injectado deve ficar acima de 18 pra evitar o excesso de fumo...
Calculando a relação para alguns dos valores dos mapas originais podemos encontrar várias vezes valores entre 17 e 18! :lol:
Para aumentar, e considerando os mapas anteriores, acho que era de interesse aumentar sem ultrapassar por exemplo uma relação de 16 nas seguintes condições:
- Valores de MAF acima de 600mg/h (isso significa que o motor está a aspirar bem
)
- Do mapa DriverWish: como esticamos um bocadinho em altas, acho que tb podemos esticar um bocadinho a relação da fumaça (16 a 17).
- Do mapa da EGR, nada a assinalar.
- Do Mapa do Torque: não sei o que dizer pq este mapa subiu bastante e numa faixa de rotações consideravel... acho que não vai limitar quase nada pq é o que tem valores de IQ mais elevados...
bem, amanha penso mais um pouco no assunto...
Abraços!!!