Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Quanto às unidades da MAF, encontrei referencias a "900mg/h" com o motor a 3000RPM como sendo um valor normal.
A ser assim, o "Factor Scale" devia ser de 0,1 e a unidade mg/h (miligrama por rotação???)
 
Luis..... Simplesmente perfeito..... o tempo que eu andei para apanhar este mapa...... conseguiste bem rapido!!!! e ainda bem.....

Mais uma dica..... ora bem pra mim que tive sistemas digitais na FAC entre outros torna-se fácil o hexadecimal....... mas não era bem mais fácil em modo Text clicar com o lado direito e passar a decimal.. hein....?? LOL

no Smoke map uso no eixo da MAF air Mass(mg/R)

Cya.... Milo.
 
Luis..... Simplesmente perfeito..... o tempo que eu andei para apanhar este mapa...... conseguiste bem rapido!!!! e ainda bem.....

Mais uma dica..... ora bem pra mim que tive sistemas digitais na FAC entre outros torna-se fácil o hexadecimal....... mas não era bem mais fácil em modo Text clicar com o lado direito e passar a decimal.. hein....?? LOL

no Smoke map uso no eixo da MAF air Mass(mg/R)

Cya.... Milo.

Uii as saudades que eu tenho de sistemas digitais :D

Tas a dizer botao direito -> propriedades -> Number format: Decimal ???
So se for na hora de apanhar o numero de colunas, mas acho que nao vale o esforço de mudar...:p

Ja agora, so por curiosidade e tendo em conta que tu percebes muito mais disto do que a maioria dos que aqui estamos, a tua formação é na area da electronica? Informatica? mecanica?
Se for mecanica ficava surpreendido com o facto de teres tido sistemas digitais!
Se for electronica ou informatica fico surpreendido por dominares tao bem a mecanica!
Resumindo, estou surpreendido! :cool:

Abraços! até daqui a uns dias pq esta semana vai ser dificil!
 
Tas a dizer botao direito -> propriedades -> Number format: Decimal ???

Boas luis, é ai mesmo!

Fartei-me de suar mas acho que consegui!

smoke1.jpg


Agora falta as alterações!!!!

Abraços
 
Ora bem... é isso mesmo !!!

Tendo em atenção os outros mapas já encontrados, vamos a alterar este.... aceito propostas.


Cumps, Milo.
 
boas pessoal antes de mais quero dizer que sou user assiduo especialmente neste topico nunca me manifestei visto que tenho estado a "aprender" mas estou a gostar bastante de ver o pessoal tirar duvidas trocar ideias etc. eu por acaso ja reprogramei um carro 6 l fr no qual antes de o fazer perdi varias horas a pequisar pros e contras cuidados etc quando me senti a vontade foi quando fiz soft sem grandes exageros o carro ainda anda sem problemas lol lol mas foi com o ecm 2001 (bem mais facil um soft simples), gostaria de aprender mais acerca do winols, caso tenham algumas duvidas em ecm 2001 que eu saiba responder digam! tenho o soft ecm2001 v6.2 +drivers (comprei) e manuais de reprogramação a nivel de interfce e sofware bem como valores a alterar e como etc. posso facultar a que estiver intereçado para nao dizerem que e so receber e nao dá nada lol=D>
 
Ora bem, das minhas investigações de leigo feitas até agora, encontrei as seguintes paginas de interesse:
Informação sobre MAF's:
http://www.tuning.online.pt/tuningonline/DIY/mods/MAFdiag.htm

Gráfico da fumaça:
http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/polu.htm
Polu.gif

Podemos notar que devido ao fator fumaça, o motor do ciclo Diesel não opera com a mistura que dá a máxima potência.
A relação da mistura ar-combustível em um motor Diesel é de 20 a 30/1 para médio e máximo regime e de 50/1 para marcha lenta.
Em relação a eliminação de gases poluentes, o motor do ciclo Diesel tem uma grande vantagem sobre o motor do ciclo Otto, que é a baixa porcentagem de monóxido de carbono eliminad, podendo ser até 100 vezes menor
.
Polu2.gif


Sendo este gráfico de confiança... a relação entre ar e combustivel injectado deve ficar acima de 18 pra evitar o excesso de fumo...
Calculando a relação para alguns dos valores dos mapas originais podemos encontrar várias vezes valores entre 17 e 18! :lol:

Para aumentar, e considerando os mapas anteriores, acho que era de interesse aumentar sem ultrapassar por exemplo uma relação de 16 nas seguintes condições:
- Valores de MAF acima de 600mg/h (isso significa que o motor está a aspirar bem:confused:)
- Do mapa DriverWish: como esticamos um bocadinho em altas, acho que tb podemos esticar um bocadinho a relação da fumaça (16 a 17).
- Do mapa da EGR, nada a assinalar.
- Do Mapa do Torque: não sei o que dizer pq este mapa subiu bastante e numa faixa de rotações consideravel... acho que não vai limitar quase nada pq é o que tem valores de IQ mais elevados...


bem, amanha penso mais um pouco no assunto...
Abraços!!!
 
A pedido do miloOp, venho aqui dar uma pequena ajuda.

Relativamente ao arranque difíci, quer a quente, quer a frio, ajuda bastante se derem um incremento nos mapas 4D480 e 4D5AE (IBIZA PD130 / 160). Nos outros motores PD é procurar o respectivo mapa com o mesmo formato.

O mapa relaciona temperatura, rpm e quantidade de gasóelo injectado...


Abraço amigos
 
Viva!!

Obrigado, pela resposta!! estava a ver que não te conseguia trazer para cá.......

Pelos endreços aqui colocados, parece-me ser então para o ficheiro analisado 4D44A e 4D52C

São os 2 starting maps, uma coisa que não sei é como e quando a ECU escolhe qual deles usar.

São os dois identicos



Cumps, Milo.
 
Eh pah! Nem de proposito!!! O meu chaço nunca foi bom exemplo a pegar. Desde novo que so pegava depois do motor dar a 2ª ou 3ª volta. Agora de velho, a quente não pega nem a tiro!!! A frio pega como de costume... mal! :p
Ao olhar pra este mapa... fico logo com uma dúvida: Exactamente que temperatura é esta? Do ar de admissão após intercooler? Do Ar ambiente?
 
Viva,
Obrigado pela ajuda Nuno! :D

Então ele para carros com caixa auto tem mais start ijection que em manual... Porquê?

Abraço

Atenção que posso ir dizer uma grande asneira! :D
Será que a caixa automática não terá mais componentes que vão rodar ao mesmo tempo com o motor?
Por exemplo num carro de caixa manual, depois do motor, tens a embraiagem e o veio principal da caixa. Ou seja se estiveres em ponto morto e sem o pé na embraiagem, só via rodar dentro da caixa o veio principal. Se por outro lado estiveres a carregar na embraiagem, ainda menos componentes vão rodar, sendo que o motor de arranque apenas precisa de ter força para rodar o motor.
O mais certo é na caixa automática (não conheço o seu interior) haver mais veios e carretos que vão girar solidários com o motor, mesmo estando na posição NEUTRAL.
Se assim for é necessário que o motor fique com um pouco mais de força pois haverá mais componentes a criar atrito que no caso da caixa manual... será?

Em 2009 estive nos states e andei num BMW a gasolina automático e reparei que tinha um relantim algo elevado, comparando com o tipico dos carros de caixa manual. Será que os carros automáticos possuem um relantim mais elevado?

Inté
 
Last edited:
O primeiro Start Injection é escolhido, pela unidade, quando a caixa de velocidades é manual, o seguinte é para caixa automática.

Viva!!! Desde já obrigado a todos pelas dicas e participação........ a temperatura do mapa parece-me ser a coolant temp, temp de água.

Nuno mesmo sem saber certezas quando e como os mapas são escolhidos, não me parece que seja pela caixa, pois estão os dois no mesmo soft coding. Um conjunto de mapas de outro soft coding é que pode estar dedicado a caixa auto ou 4x4 etc etc.... isto é apenas a minha opinião que espero que possamos todos em conjunto descobrir rapidamente.


Em relação ao smoke map, com "estequiometria" a 14 temos uma lambda de cerca de 1,2, ou seja zero fumo..... dai poder-se ajustar tudo a 14.

Cumps ,my 2 cents, milo.
 
wifi: O que disseste está correcto, os carros auto rodam o conversor de binário e algumas peças da caixa mesmo estando o carro desengatado, precisando de um bom bocado mais de injecção que os irmãos manuais para pegar.
 
Milo0p podes explicar melhor não estou a perceber....:roll:

Abraços!

Ora bem.....

A relação entre ar/combustível convém estar certa e controlada, para se evitar fumos ou sub rendimento por injecção pobre..... para isso existe duas maneiras de alterar o Smoke Map, a olhómetro diria a maneira mais rapida e usual ou com umas contecas que depois podem ser ajustadas a olho tb.

com uma relação ar/iq de 14 conseguimos andar praticamente sem fumos, quanto maior a relação menos fumo irá estar presente.

Segue em baixo umas tabelas em Excel para poderem espreitar.


Tabela Relação Ar/combustível Stock:



Vemos Valores de 17.... que podem ser reduzidos...... na minha opinião só mexer acima das 1750 RPM e para os 5 ou 6 maiores valores de Massa de Ar. (MAF)

vamos então aumentar os IQ para que os valores sejam mais reduzidos.


Rapidamente ficamos com a seguinte relação:







Agora a bola é vossa, que valores de IQ colocar no Smoke Map para produzir uma relação semelhante?

Aguardo por sceens dos mapas em modo Text e 3D já com Mod para podermos todos aqui ver o resultado final.

Cya, bom trabalho.


Next map soon.
 
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