Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

quanto a geometria está a meio do curso é quando o turbo ganha mais rotação, e assim que começa a abrir vai perdendo rotação ??
O turbo ganha sempre rotação e á medida que vais avançando a rpm convem aliviar o boost, isto falando de turbos de meninos até aos 2256:p
Vai ai uma confusão dos diabos:rir:
Conforme mais abres a geometria, mais o turbo tem tendência a respeitar a pressão pedida, sabendo que o turbo está sempre a ganhar rotação, sendo que a geometria pode abrir ou fechar mais consoante se queira, mas isso também está relacionado em parte com a forma como o actuador esteja posto no turbo, isto falando de turbos modificados:ideia:
 
agora estou de volta do file do meu manco.
este será o smoke map: ?
Tem aspecto disso...
Mais conhecido por injecção parcializada no programa Ecm, onde aprendi a começar a chipar:-o
O meu calcanhar de aquiles é as calibrações de sensores de pressão, mas isso tenho quem me ajude ou faça se tiver algum problema:pip:
 
então a geometria n tem qualquer influencia no desenvolvimento de rpm do turbo ??

estando a geometria fechada vai haver compressão de gases no colector de escape e tb na camara de combustão dos cilindros (?) dificultando o ar de admição entrar para o motor e a pressão exercida pelo turbo vai aumentar ???

confusão do carai :weedman:
 
Last edited:
então a geometria n tem qualquer influencia no desenvolvimento de rpm do turbo ??

estando a geometria fechada vai haver compressão de gases no colector de escape e tb na camara de combustão dos cilindros (?) dificultando o ar de admição entrar para o motor e a pressão exercida pelo turbo vai aumentar ???

confusão do carai :weedman:

Amigo Este link seguinte é um tópico indispensável para quem quer perceber minimamente a função do turbo de que forma é controlado (válvulas...) e consequentemente de que forma é que os mapas actuam sobre o mesmo! È uma gota no oceano mas são coisas básicas que nos fazem a longo prazo conjugado com o funcionamento da injecção entre muitas outras coisas, perceber os mapas e saber até onde se pode ir.

:arrow:http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=31569

É preciso saber dar o valor aos bons chipadores, pois para dominarem bem este este campo tiveram que investir muito do seu tempo,dedicação, trabalho e dinheiro...
Espero que o conteúdo deste tópico não seja interpretado de forma errada, pois este tópico não foi criado para criar chipadores mas sim ficarmos com uma visão geral do que os mapas controlam e como influenciam beneficamente ou negativamente a sua alteração.

Abraço
 
Last edited:
pelo que tenho pesquisado até agora, os primeiros mapas a serem alterados são os mapas limitadores, certo ??


o smoke map limita a injecção de combustivel tendo em conta a pressão de turbo naquele determinado momento não é ??
 
entretanto estive de volta destes tres amigos muito parecidos, não consegui descubrir as suas entidades, mas parecem-me bastante familiares :p


Mapa ------ 4DCCE





Mapa ----- 4DE6E





Mapa ----- 4E00E

 
Viva!!

Raio a cada palavra cada asneira!! já te disse como as coisas eram..... deixa lá esse ECM.

POR FAVOR, Não utilizem o ECM, só se estão a enganar a voçês mesmo!!

Vasco abre um topico novo só para o teu carro assim é mais fácil.


Cumps.

Milo.
 
pelo que tenho pesquisado até agora, os primeiros mapas a serem alterados são os mapas limitadores, certo ??


o smoke map limita a injecção de combustivel tendo em conta a pressão de turbo naquele determinado momento não é ??

nao é segundo a pressao de turbo, é segundo o caudal de ar.
pressao turbo nao é caudal de ar
 
agora estou de volta do file do meu manco.


este será o smoke map: ?


nem de perto
smoke map tens que ir à "unha", nao esta nos maps que o wols encontra

o smoke map limita o gasoleo consoante o caudal de ar a cada rotacao, tens ideia que caudal circula na tua admissao? faz uma leitura por vagcom e ve quanto mg/stroke faz
era bom que andasse por volta dos 5000mgs, com uma boa injeccao andavas à frente de F1s lolol
 
Viva!!

Vasco abre um topico novo só para o teu carro assim é mais fácil.


Cumps.

Milo.

Boas, quanto ao que referiste acima nao estou a ver o porquê do Vasco ter de abrir um topico para o carro dele.

O titulo deste topico não será este?? Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....


Sendo assim penso que as perguntas dele estão dentro do titulo do topico, ou só vão discutir aqui Ibizas Sport?? Interessante realmente era verem mais viaturas, Alfas, Peugeot,Ford, etc etc Pois assim o topico ficava mais interessante.

Digo eu...


Smoke limiter map manco...

244_177 - 04DCCE - 04DE6E - 04E00E - 06DCCE - 06DE6E ...
 
desde já muito obrigado a quem tem participado no topico :D




nao é segundo a pressao de turbo, é segundo o caudal de ar.
pressao turbo nao é caudal de ar

exacto expliquei-me mal

O facto de haver pressão é sinal que o turbo está a comprimir mais ar que aquilo que o motor está a conseguir aspirar. Supondo que o turbo matem uma rpm constante, conforme o motor vai ganhando rpm vai "tirando" pressão ao turbo, visto que está a aumentar o consumo de ar. True ?

Ou seja, a sonda lambda "lê" a quantidade de oxigenio que sai pelos gases e vai determinar a quantidade de combustibel certa para fazer a combustao o mais eficiente possivel, tendo em conta o smoke map. True ?





o smoke map limita o gasoleo consoante o caudal de ar a cada rotacao, tens ideia que caudal circula na tua admissao? faz uma leitura por vagcom e ve quanto mg/stroke faz
era bom que andasse por volta dos 5000mgs, com uma boa injeccao andavas à frente de F1s lolol

tenho o Vag-com v912, mais logo vejo isso.

é na parte do motor e depois nos grupos, certo ?

e é para ver o máximo caudal que ele faz ??





Smoke limiter map manco...

244_177 - 04DCCE - 04DE6E - 04E00E - 06DCCE - 06DE6E ...


foi precisamente os mapas que eu referi acima :D



obriga a todos pelas respostas ;)
 
Boas, quanto ao que referiste acima nao estou a ver o porquê do Vasco ter de abrir um topico para o carro dele.

O titulo deste topico não será este?? Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....


Sendo assim penso que as perguntas dele estão dentro do titulo do topico, ou só vão discutir aqui Ibizas Sport?? Interessante realmente era verem mais viaturas, Alfas, Peugeot,Ford, etc etc Pois assim o topico ficava mais interessante.

Digo eu...


Smoke limiter map manco...

244_177 - 04DCCE - 04DE6E - 04E00E - 06DCCE - 06DE6E ...


Venham eles..... ficamos a aguardar ;)
 
Smokes.... poderás ter MAP based e/ou MAF Based..... ou seja num dos eixos terás as RPM, no outro terás uma escala que está compreendida numa possível leitura do Mass air press ou do Mass Air Flow respectivamente.

O mapa que mostras em cima, pelos valores dos ZZ parece-me de boost.


Cumps.

Milo.
 
a Lambda não está presente em todos os carros, esta mede o ratio Air/Fuel.

para o teu PD terás os valores do smoke em mg/str

Cya.
 
Viva!!
Raio a cada palavra cada asneira!! já te disse como as coisas eram..... deixa lá esse ECM.
POR FAVOR, Não utilizem o ECM, só se estão a enganar a voçês mesmo!!
Vasco abre um topico novo só para o teu carro assim é mais fácil.
Cumps.
Milo.
Eu não tenho os conhecimentos que tens Milo0p:roll:
Digo isto á maneira que aprendi, sendo que não tenho o nível de conhecimentos teóricos em metade do teu:ideia:
O Ecm para mim é um amuleto do OLS, sabendo que o meu último dyno dos 270 cvs planos foi feito em parte no Ecm e outra no OLS:roll:
Agradeço a ajuda que me deste para aprender alguma coisa da teoria e dos mapas do Ols=D>
Abraço;-)
 
Boas malta desculpem usar este topico mas tenho mandado PM's ao user que vende cabos não obtenho resposta...

Sei que não sou socio e que não tenho permições para criar topicos nos classificados mais uma vez vos peso desculpa.

Mas será que algum de vocês me conssegue arranjar um cabo GALLETTO?

Abraço
 
Boas malta desculpem usar este topico mas tenho mandado PM's ao user que vende cabos não obtenho resposta...

Sei que não sou socio e que não tenho permições para criar topicos nos classificados mais uma vez vos peso desculpa.

Mas será que algum de vocês me conssegue arranjar um cabo GALLETTO?

Abraço

Fala com Daniel Guerra....

Cumps.
 
Back
Top