Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

assim de repente os limitadores de combustivel é o torque limit e o smoke map !! mas não axo que sejam esses a limitar os 70mg/r, penso que esse tal mapa está no Hexdump
 
Eu queria que o Vasco chega-se a conclusão que todos mapas que estão nos potencial mapa estão no hex dump, os potencial maps são um short cut para o hexdump. Era aí que eu queria chagar.


Cumps
 
Eu queria que o Vasco chega-se a conclusão que todos mapas que estão nos potencial mapa estão no hex dump, os potencial maps são um short cut para o hexdump. Era aí que eu queria chagar.


Cumps
Lol nem m kero akreditar k ele ainda n se tinha apercebido disso. O smoke map nos PD130 aparece nos PM mas é uma sugestao errada. Eu costumo apanhar os mapas sempre em 2D e dps é so encontrar e definir os eixos. Xato é encontra-los kd n estao perto do mapa. Vasco vou t dar uma pekena ajuda, mas vê la s estudas pk isto n é nenhum outlet e ainda n m respondeste como sao calculados os tempos d injecçao, e ja t disse k n é por unidade de tempo... Experimenta lá usar factor -0,023437 nos mapas d duração e diz m se ja te fazem mais sentido. Talvez ainda n, mas se souberes a resposta à minha pergunta vai ser tudo mais claro. Mais n digo, força nisso...
 
Last edited:
Lol nem m kero akreditar k ele ainda n se tinha apercebido disso.

eu sei que os PM estão todos na Hex mas há muitos maps que pode ser uteis que não aparecem nos PM, daí eu ter dito aquilo

Vasco vou t dar uma pekena ajuda, mas vê la s estudas pk isto n é nenhum outlet e ainda n m respondeste como sao calculados os tempos d injecçao, e ja t disse k n é por unidade de tempo... Experimenta lá usar factor -0,023437 nos mapas d duração e diz m se ja te fazem mais sentido. Talvez ainda n, mas se souberes a resposta à minha pergunta vai ser tudo mais claro. Mais n digo, força nisso...

já sei que o tempo de injeção é medido em graus º, agora como se calcula ainda n descobri :p

vou experimentar esse factor e já digo qq :cool:
 
Last edited:
eu sei que os PM estão todos na Hex mas há muitos maps que pode ser uteis que não aparecem nos PM, daí eu ter dito aquilo



já sei que o tempo de injeção é medido em graus º, agora como se calcula ainda n descobri :p

vou experimentar esse factor e já digo qq :cool:

Isso so n basta, graus em relaçao a kê? E como é k a centralina faz essas contas, k mapas estao envolvidos, como se alteram e de kê k sao dependentes? Ond estao os respectivos limitadores e os switch maps k a ECU utiliza pa os seleccionar e de acordo com k circunstâncias? Ag é k começa a ser complicado e ainda faltam mts outras coisas, e por razoes obvias n vou explicar aki como tudo funciona. Mete a cabeça na net e nos livros e kd tiveres o cabo começa a testar devagarinho ;) parto do principio k ja tenhas ouvido falar em SW e HW number, CHKS e isso tudo pa n acabares a blokear a tua propria centralina lool
 
Last edited:
vamos lá ao que interessa :D


os mapas relacionados, ou melhor, os mapas que a ECU utiliza para o calculo do tempo de injecção:

sensor de massa de ar
sensor de fluxo de ar (ar admitido pelo motor)
sensor de pressão no colector
sensor de temperatura de ar
sonda lambda (sensor de oxigenio)

agora com os valores destes sensores a ECU, com o dito cujo calculo :D, calcula os valores do tempo de injecção :p


PS: por hoje já xega de matar neurónios e vou.me preparar para ir dar de beber ao neurónios que ainda tenho :D:lol:
 
Last edited:
mas sem misturas :p
Sim, tal como eu:?
Sabes, conta-se pelos dedos os chipadores bons que não se embebedam ao fim de semana:pip:
Eu não faço parte desse lote, mas tento imitar esses costumes que vêm desde a antiguidade clássica, altura em que começou o chiptuning em Portugal, por volta do final do século XIX:shock:
[FCS]alfamax;1384616 disse:
Entrei nesse tópico de paraquedas e vi que não é pra mim , grandes atrofios , lol ...
Fui.....
Claro, era areia a mais para o teu camião, é compreensível diga-se de passagem:rir:
 
sai UP para o topico do ASSSÚÚ :clap:



arranjei mais algum tempinho para me dedicar outra vez, e como era de esperar vieram outra vez as duvidas :p


no torque limite, já modificado, tenho o valor máximo de 60mg ás +-2700rpm foi um aumente de cerca de 25%, sendo o org de 48mg

mas no smoke map no eixo X, que deve ser o airflow mg/hub luft, só tenho 9 colunas que vão do 0 ao 500 e um maximo de 21mg de injecção...

tendo em conta que a relação ar/combustivel que não deite muito fumo será 01:17, vou pegar no valor máximo que tenho nas colunas de X que é de 500, vou fazer 500/17 = 29mg, ou seja, posso ter o valor de 29mg de combustivel na coluna mais á direita, 500, sem que o fumo saía em excesso. Agora no torque limit tenho o valos maximo de 60mg por isso quero mudar tb o mapa smoke para os 60mg. Para não deitar muito fumo devia alterar o descritor do eixo para um valor onde 60mg fosse 01:17, para isso fiz 60 * 17 = 1020

e agora a minha duvida está aqui, como é que faço para meter este valor 1020 no eixo X ?
 
Last edited:
sai UP para o topico do ASSSÚÚ :clap:



arranjei mais algum tempinho para me dedicar outra vez, e como era de esperar vieram outra vez as duvidas :p


no torque limite, já modificado, tenho o valor máximo de 60mg ás +-2700rpm foi um aumente de cerca de 25%, sendo o org de 48mg

mas no smoke map no eixo X, que deve ser o airflow mg/hub luft, só tenho 9 colunas que vão do 0 ao 500 e um maximo de 21mg de injecção...

tendo em conta que a relação ar/combustivel que não deite muito fumo será 01:17, vou pegar no valor máximo que tenho nas colunas de X que é de 500, vou fazer 500/17 = 29mg, ou seja, posso ter o valor de 29mg de combustivel na coluna mais á direita, 500, sem que o fumo saía em excesso. Agora no torque limit tenho o valos maximo de 60mg por isso quero mudar tb o mapa smoke para os 60mg. Para não deitar muito fumo devia alterar o descritor do eixo para um valor onde 60mg fosse 01:17, para isso fiz 60 * 17 = 1020

e agora a minha duvida está aqui, como é que faço para meter este valor 1020 no eixo X ?


Sabes que apartir do ultimo valor de caudal vai ser debitado X gasóleo, controlas a pressão de turbo de modo a que dê esse caudal que queres.

O AFR vai ser obtido "manualmente".

Na tabela smoke qual é o teu ultimo valor de caudal?

EDIT: Espera, esse 0 a 500 está mal, esses valores deviam rondar os 850, 1050
 
Last edited:
Back
Top