Vocês só vêem mesmo o que querem. Pd's já toda a gente sabe que foram grandes motores, muito fiáveis a aguentar muita carga, grande kick e bla bla bla.. Mas mentalizem-se que o futuro são os CR. Daqui a 10 ou 15 anos vamos ver quantos PD's andam aí, principalmente depois da esfrega que andam a levar. E depois? Vão todos cortar os pulsos pk se acabaram os melhores motores? Vai ser o fim do Mundo!
O que é engraçado é que há N gente neste fórum que vive destes TDI's, pois apenas fazem preparações neles, fica relativamente barato, já se sabe qual a receita para X cavalos e têm maquinas para postar testes no fórum, para mim isso já não são projectos, projecto era se pegassem agora num motor novo e fizessem tudo outra vez, do zero, mas o pessoal continua a idolatrar sempre os mesmos, que apenas fazem réplicas de projectos antigos.
Peguem nos novos 1.6TDI, façam um projecto à séria, e vão para a classe até 1.7TD em Braga, se partir partiu, só assim se vê até onde eles aguentam. Mais tarde será retribuido o esforço.
Se não se actualizarem estamos mesmo a ver no que isto vai dar, os roubos destes carros já são o que são, e daqui para a frente são para a tendência é apenas para aumentar..
Sabes escrever mas parece que não sabes interpretar o que alguns dizem.. Se fores ler os meus posts consegues ler, várias vezes até, eu a dizer que acho que os CRs vão dar cartas, é mais que lógico, é em tudo mais evoluído mas ainda faltam anos de testes e experiências. Já a das percentagens também não percebeste. Fizeste a conta simples de x cavalos a mais que de origem mas, como é lógico, num motor com 50cvs tirares 30 cavalos não é a mesma coisa que num 130 tirares 45 cavalos.. tens de contar também que o CR tem o dobro das válvulas e mais 100cm^3 de motor.. daí, se a evolução de cavalos for idêntica ou até ligeiramente superior no CR não significa que seja melhor. Significa que o PD é bom.. ninguém está a dizer que o CR não é bom! talvez digam que o CR ainda tem de passar por mais algumas evoluções.. Precisamente por dizerem que o PD foi evoluído e o CR construído de raíz (como se isso fosse uma boa coisa) é que talvez, se fossemos pesar todos os parâmetros que já disse, o PD terá uma melhor evolução "stock para stock" (tendo em conta a dif de valvulas, tecnologia, tamanho, etc). o PD tem a clara vantagem de ser um aprimorar de outros motores e isso mostra que já deverá ser robusto (tal como nos telemóveis não se deve comprar a primeira série pois tipicamente têm falhas não esperadas, os primeiros CRs também vieram com problemas). Agora sim, obviamente que com o tempo os CRs vão encostar os PDs a um canto e hão de vir outros que farão o mesmo com o CR. Essa do "vocês só vêem o que querem" também pode ser dita para ti porque o que dizes está correcto ("o futuro são os CR") mas não vês o que muito do pessoal está a querer efectivamente dizer : que CRs são bons, de origem para origem pesando todos os factores diferenciantes, o PD permite melhor evolução mas que, com o passar do tempo, os CRs vão liderar.