Tudo bem Krubs
Agora para o Tiago
Volume de um cilindro
V= 2piRh
Equaçao de um gas ideal Pv=nRT
onde p é a pressão, V o volume, n o número de moléculas, e T a temperatura do gás. A constante R possui valor 8.314 J/mol.K. Esta equação pode ser usada para resolver problemas com gases ideais quando existe uma quantidade desconhecida.
Como um motor nao é um sistema ideal deves utilizar a equação de estado para um gás de van der Waals, já que este modelo leva em consideração as interações devidas ao tamanho finito e as interações das moléculas do gás. a equação de van der Waals é
[p + a(n/V)2] (V/n - b) = RT
onde a equação foi escrita de forma a se reduzir a equação dos gases ideais quando a e b vão a zero. O termo a(n/V)2 é um efeito da força intermolecular (devido aos momentos de dipolo elétricos induzidos, que levam a uma pequena força de atração entre as moléculas. A pressão do gás deve aumentar devido a essas forças. Ela deve crescer com a densidade (n/V) de moléculas. Encontra-se um crescimento na forma quadrática com a densidade quando o efeito é levado em consideração microscópicamente. Como as moléculas possuem um tamanho finito, o volume por molécula (V/n) deve ser diminuido do volume da própria molécula. Esta é a razão para o segundo termo, b, no segundo parênteses.
Trabalho em sistemas térmicos, diagramas p-V
O trabalho realizado por um gás ideal quando vai de um estado A para um estado B é
onde é necessário saber exatamente como a pressão muda em função do volume para calcular o integral. A fórmula possui uma origem simples. Considerando um gás empurrando um pistão com pressão p, a força sobre o pistão é o produto da pressào do gás e a área do pistão. Se o gás desloca o pistão de Dx, o trabalho realizado é o produto da força sobre o pistão e a distância que o pistão se moveu, W = pADx = pDV, onde DV é a variação de volume do gás (o pistão foi empurrado para trás, permitindo que as moléculas de gás ocupem mais espaço). Lembra-te que se o volume do gás aumenta ele faz um trabalho positivo no ambiente externo. Se o gás for comprimido, ele faz um trabalho negativo (por outras palavras, tens que realizar trabalho para comprimir um gás. Isto é a razão da dificuldade de se encher um balão, ou um pneu de bicicleta).
Uma boa maneira de visualizar o processo para fazer o integral acima é desenhar um gráfico da pressão em função do volume e traçar o caminho do estado A (um ponto no diagrama p-V) ao estado B (um outro ponto). A área embaixo da curva é o trabalho realizado pelo gás. Também é possível voltar ao estado A. Esta é chamada de transformação cíclica, já que ela te leva de volta ao estado de origem. Se voltares ao longo do mesmo caminho, o trabalho feito pelo gás é nulo, já que a área positiva no primeiro caminho cancela a área negativa do segundo caminho. No entanto, é possível seguir uma rota totalmente diferente ao ires de B para A, como mostra a figua abaixo. Se o caminho seguir o sentido dos ponteiros de um relógio, o trabalho feito pelo gás no ambiente externo é justamente a área dentro do caminho. Se a rota segue o sentido contrário aos ponteiros do relógio, o gás faz um trabalho negativo no ambiente externo.
Taxa de compressão CR
CR = SV+CCV+HGV+DHV+EDV
CCV+HGV+DHV+EDV
CR = compression ratio
CCV = combustion chamber volume
HGV = head gasket volume
DHV = deck height volume
EDV = effective dome volume
SV = swept volume
Para medir a velocidade do ar dentro de uma conduta e como ela não foi desenhada por mim torna-se um processo bastante complicado, logo utilizando a inteligência podemos tornar este processo bastante mais simples, basta utilizar um medidor da velocidade de ar , colocá-lo na entrada da caixa de ar e ligado a um computador consegues facilmente tirares valores da velocidade do ar de admissão conforme a rotação do motor, depois basta utilizar o Excel e fazeres uns gráficos.
Podes alterar tipos de filtros, diâmetros das tubagens até ficares satisfeito.
Com estes valores podes alterar tubagens, escape, colectores, alterar o avanço da bomba e ver se a velocidade de admissão aumenta ou diminui, a que rotação isso acontece.
Só com isto já tens muito com que trabalhar.
Como disseste não há nada para o 1.9D e não admira pk com tantos e bons tdis, ninguém perde tempo com o 1.9d, logo tudo o que quiseres ou alteras do tdi ou então fabricas tu próprio.
Há, podes alterar o volante do motor para um de alumínio k é bem mais leve mas esqueece em comprar pk não há, tens de o maquinar tu.
Acredita que só com esta alteração o motor parece outro.
Atenção ao maquinar o volante, se ficar mal equilibrado a cambota vai à vida.
Agora vai lá fazer isto tudo e depois vem contar à gente como correu :twisted: