Sim, é do site k diceste e nao é fisica mas sim termodinamica
Acredita que nao ia perder tempo a explicar uma coisa por palavras minhas quando já lá está mt bem explicada, muito menos quando parece que ninguem ker saber de nada.
A termodinamica e mais concretamente a 1ª lei já está inventada à mt tempo.
Podes consultar mais alguns se te apetecer e ler aluns dos livros que menciona.
Acredita , o saber nao ocupa espaço :twisted:
http://ecen.com/content/eee7/motoref.htm
http://www.grc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/engopt.html
http://dmoz.org/Science/Technology/Energy/Devices/Internal_Combustion_Engines/
Livros
Internal Combustion Engine Fundamentals
by John Heywood deve custard us 150€
Ford racing engines
Troubleshooting and Repairing Diesel Engines
By: Dempsey, Paul K.
The Internal Combustion Engine in Theory and Practice
by Charles Fayette Taylor
Maximum Boost
By Corky Bell
Tiago, quando falaste que a relaçao de caixa do ibiza é curta e é esse o grande mal, isto nao é totalmente verdade, tudo depende para o k keres fazer.
Quando nao tens potencia entao aproveita a pouca que tens.
Por mais alteraçoes que consigas inventar no maximo consegues mais uns 15 cv do 1,9D e acredita k já gastaste mt tempo.
Quanto a dinheiro isso depende, se souberes fazer entao nao pagas mao de obra, agora se nao perceberes nada prepara entao uns €€€.
Quanto a acompanhar um tdi 90 até aos 140 km/h lembra-te k tem de ser completamente stok.
1º tens de reduzir a relação de transmiçao ainda mais, trocas as belas jantes k tens e poes umas 13 com pneu 175-50-13
agora eskece velucidade de ponta, no maximo uns 155 e já vais bem no red line.
o filtro da admissao podes por o k kizeres, desde k faças akilo k já disse anteriormente.
Avanços da bomba, aumento do debito podes confirmar isso medindo a velucidade do ar na caixa do filtro de ar, se de uma alteraçao para a outra a velucidade aumentar entao estás no bom caminho.
Colectores de admissao fica com o original pk é bastante bom, manda fazer uma desencrostaçao e fica um mimo.
Retira o respiro do motor k liga no colector de admissao, tudo o k nao keremos é ar kente.
Colector de escape e afins, a medida da velucidade do ar dentro da caixa do filtro vai-te dizer se melhorou ou nao.
Podes tirar tudo o k nao te fizer falta da mala, peso é inimigo :twisted:
Claro a teoria nem sempre se verifica na pratica mas se fizeres uns calculos tens um ponto de partida para começares a cortar sem fazer merda, ficas sempre com uma noçao dakilo k tens e onde podes chegar
Como todos devem saber e pelas criticas k este topico teve quase consigo acreditar que este tipo da alteraçoes vendem-se nas lojas em pacotes de 5 unidades.
É preciso trabalhar muito e fazer as coisas.
Porque é que em vez de criticarem quilo k nao sabem nao se juntam e tentam fazer melhor ainda, juntem a inteligencia e o conhecimento de todos e trabalhem em grupo.
Se formos analizar este grupo de amigos " krubs, Tiago e afins eles foram bastante bons na critica do meu trabalho, souberam juntar-se olhem o exemplo do Krubs, foi rapidissimo a encontrar um site para tentar dizer k eu nao percebo nada disto.
Agora digam o k ganharam cm isto?
Tenho quase a certeza k alguem vai fazer akilo que se disse aki apesar de nunca o virem a admitir
Ajudem-se uns aos outos e nao tentem ser melhores k ninguem para ver se isto vai para a frente, afinal de contas vamos todos morrer e seremos comidos por bichos.
Utilizem este forum para akilo k ele foi criado