Mudança de Óleo GT TDi 110cv

Boas

então é assim, os 160k km estão quase a chegar, hora de revisão!!

Que óleo aconselham?

é um ibiza gt tdi 110cv de 99, logo motor afn penso eu de que! tem quase 160 mil quilómetros!

Li que o Castrol 10w40 é uma boa escolha! que faz com que o motor não faça tanto barulho mesmo a frio e que mama menos oleo! e que não perde a viscosidade!!

é uma boa escolha?

é que é isso que quero! que não perca a viscosidade com o tempo e assim tornar o motor mais silencioso!

não me importo de pagar nem que sejam 50 ou 60€ por 5L! quero é qualidade! mas claro...se a diferença entre um oleo de 30€ e de 50€ for pouco, que não valha a pena, vai o de 30€!!

aguardo ajuda!!

cumpz
 
o meu vai com quase 180mil, tb é um AFN de 11/1998 e continuo a gastar 5W40, se como o meu o carro não te gastar mto oleo, acho que nao vale a pena mudares a viscosidade. Tem em atenção a norma VW...
 
A viscosidade do 5W40 porque é a recomendada! já a escolha pelo Visco 7000 arriscaria dizer que ele usou e gostou. Na minha opinião até o da Norauto serve, desde que cumpra a norma 505.00

A viscosidade que tu indicas, seria realmente necessária se o motor já tivesse muito cansado ou visses por exemplo pingos de oleo no chão onde ele "dorme". Avaliando as coisas pelo meu, que tem mais 20.000km que o teu, não há necessidade de tal! Aliás, continuo sem necessitar de acrescentar oleo entre revisões, o que acho notável na minha máquina.
 
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A viscosidade do 5W40 porque é a recomendada! já a escolha pelo Visco 7000 arriscaria dizer que ele usou e gostou. Na minha opinião até o da Norauto serve, desde que cumpra a norma 505.00

A viscosidade que tu indicas, seria realmente necessária se o motor já tivesse muito cansado ou visses por exemplo pingos de oleo no chão onde ele "dorme". Avaliando as coisas pelo meu, que tem mais 20.000km que o teu, não há necessidade de tal! Aliás, continuo sem necessitar de acrescentar oleo entre revisões, o que acho notável na minha máquina.

Errado! Lá por ter a norma nao quer dizer q seje bom, praticamente todos os oleos teem norma dos VP. Nao cometes erro nenhum ao colocar o 10W-40, lá por o 5W-40 ser 100% sintetico nao quer dizer q seje a melhor opçao. Mais importante do q ser de uma viscosidade é a qualidade do oleo, sim pq a viscosidade é apenas a base, mais importante sao os aditivos. Se optares pelo Castrol TXT fazes a melhor escolha, nao ha melhor, só equivalente.
 
hehehe a arrogância e veemência com que se corrigem os outros e a crença cega no markting é uma coisa que já só me dá vontade de rir.

Mas já que estou categoricamente errado (com ponto de exclamação e tudo) podias dizer porque é que deve este companheiro meter o 10W40 em vez do 05W40 (que indicam a marca e os seus (provavelmente) errados engenheiros)

E já agora aproveita lá essa sapiencia absoluta, para explicares a este mero ignorante, o que precisa um fabricante de fazer, para por no mercado um óleo com um rótulo a dizer VW 505.00 ou VW 505.01 ... será só pedir na gráfica !?!?!

Desde já agradeço as tuas explicações. Obrigado!
 
Em primeiro lugar n te xamei ignorante, apenas disse q o q postaste estava errado.
Para terem a norma alem da grafica apenas precisam de pagar + qualquer coisa, isto no caso da 505.00. Ja q falas nos conselhos das marcas sabes pq é q umas aconselham uma marca e outras, outra? Esta é facil! E sabes o pq da norma 505.01? O q tem de especial?

Quato à viscosidade n quer dizer q seje um erro usar um 5W-40, mas apesar de n ter mts kms o 10W-40 garante uma excelente protecção nestes motores, como ja disse isso nem é o + importante. Mas cada um usa akilo q kiser, até podem usar 5W-50 ou 0W-30.

E ja agora n me conheces senao n me irias xamar arrogante, pq de arrogante n tenho nada, apenas tento contribuir com os meus conhecimentos e experiencia. Só falo dakilo q sei, de resto limito me a ler.
 
bom, não querendo prolongar nesta matéria, não te chamei arrogante, nem sequer usei essa vocábulo... e tb não disse que me chamaste ignorante. Eu é que me auto considerei ignorante, no que diz respeito a toda a abrangência da temática "Óleos".

E continuo na minha ignorância, uma vez que estava disposto a aprender alguma coisa, mas apenas respondeste às minhas perguntas com outras perguntas, mas estás no teu direito de te reservar a não responder.

Apenas discordo categoricamente e acho no mínimo sui generis que afirmes que um óleo para ostentar a "certificação" de determinada norma apenas tenha de pagar mais... mas ok...

Quanto à pergunta que me fazes, não percebo muito bem, queres que te diga o quê? que te indique a fórmula química dos aditivos do óleo ?!?!?!?! Desculpa mas os meus conhecimentos não vão tão longe ...lá está a minha ignorância.

Enquanto não me provarem o contrário, continuo a afirmar:
1º se o motor não tá cansado ou com fugas mete 5W40
2º Mais do que respeitares uma marca, respeita a norma 505.00
 
Nao xamaste mas deste a entender quando disseste q respondi com arrogancia.

Fiz te perguntas mt simples, eu tb n sou nenhum engenhero! As marcas auto aonselham marcas de oleo por mero interesse, por acordos. Quanto à norma 505.01 o q tem de especial é n corroer os fios electricos q existem dentro do motor.

Eu apenas aconselho, n dao ordens a ninguem.

Ao contrario digo, mais importante q a norma (505.00) é a marca e linha
 
nao vou dar seguimento à quesilia, simplesmente te quero dizer, que durante os anos que fiz as revisoes na marca, meteram-me oleos de 4 marcas diferentes !!!

E apesar de no carro vir um autocolante da mobil, nas revisoes mudaram a marca do oleo varias vezes...

Mas pronto... mais opinioes sao necessárias!!! Tu ficas com a tua e eu com a minha
 
Nao xamaste mas deste a entender quando disseste q respondi com arrogancia.

Fiz te perguntas mt simples, eu tb n sou nenhum engenhero! As marcas auto aonselham marcas de oleo por mero interesse, por acordos. Quanto à norma 505.01 o q tem de especial é n corroer os fios electricos q existem dentro do motor.

Eu apenas aconselho, n dao ordens a ninguem.

Ao contrario digo, mais importante q a norma (505.00) é a marca e linha

Então mete desse oleo bom de 5L 80€, que não respeite a norma 505.00(VP) ou 505.01/6(PD) depois diz que berra.......
 
Errado! Lá por ter a norma nao quer dizer q seje bom, praticamente todos os oleos teem norma dos VP. Nao cometes erro nenhum ao colocar o 10W-40, lá por o 5W-40 ser 100% sintetico nao quer dizer q seje a melhor opçao. Mais importante do q ser de uma viscosidade é a qualidade do oleo, sim pq a viscosidade é apenas a base, mais importante sao os aditivos. Se optares pelo Castrol TXT fazes a melhor escolha, nao ha melhor, só equivalente.

dizes tu que nao a melhor que castrol!! pois isso tal nao e verdade aponto so 1
motul
e a mais...
 
Nao xamaste mas deste a entender quando disseste q respondi com arrogancia.

Fiz te perguntas mt simples, eu tb n sou nenhum engenhero! As marcas auto aonselham marcas de oleo por mero interesse, por acordos. Quanto à norma 505.01 o q tem de especial é n corroer os fios electricos q existem dentro do motor.

Eu apenas aconselho, n dao ordens a ninguem.

Ao contrario digo, mais importante q a norma (505.00) é a marca e linha

nao existem fios dentro do motor!!!! quem te disse isso deve ser um optimo conhecedor de motores vag!!!!
 
sempre a mesma lengalenga nao sempre a dizer o memso nao sei porke ainda nao fizeram um FIXO sobre esta assunto!!!!
primeiro: a principal foco de interece nas normas do oleo por parte do fabricante tem a ver com normas anti poluicao (tratados de kioto coisas do genero) ou seja a medida que as coisas vao evoluindo as normas padrao de fabricacao de automoveis/motos vao restringindo cada vex mais, assim os fabricantes sao obrigados a mudar as suas extrategias a alteracao de normas de oleos e uma delas nao so para a protecao do motor mas como do meio ambiente.

segundo: em relacao as designacoes do oleo aki vai


15w ou 10w ou 5w ou 0w = este valor e uma referencia de tabela o que ele indica e a que temperatura o oleo comeca a fazer protecao no motor ex: um oleo que tenha como ref 10w** a temperatura mais baixa que ele fax protecao sera de 0º ou seja a partir de 0º ele ja comeca a fazer protecao! ( no nosso clima um oleo 10w e mais que suficente)

**w30 ou **w40 ou**w50= este valor e uma referencia de tabela tambem q corresponde a viscosidade que o oleo tem a uma temperatura de 90º
ou seja quanto maior for o valor maior sera a viscosidade do oleo a uma temperatua de 90º

ou seja se nos encontrar mos um oleo no mercado 10w 50 ou 10w 60 sera um oleo exelente para os nossos carros!!
quanto a marcas de oleos: motul, mobil, bp ,shell

a minha marca favorita e sem duvida motul utilizo aqui nas makinas de corrida e eum expetaculo posso dar um ex: o fabricante mas torcar pistom desse motor ao fim de 30 horas de uso em prova! eu a usar o motul topo de gama deles faco 100 horas em prova com o mesmo piston ao fim dessas 100 horas o piston e substituido mas o desgaste dele e quase nulo e de ficar mesmo espantado!!!

peco desculpa pelos erros ortograficos...
__________________
smoke for fun!!!

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Last edited by smoke; 20-05-2008 at 18:20.
 
sempre a mesma lengalenga nao sempre a dizer o memso nao sei porke ainda nao fizeram um FIXO sobre esta assunto!!!!
primeiro: a principal foco de interece nas normas do oleo por parte do fabricante tem a ver com normas anti poluicao (tratados de kioto coisas do genero) ou seja a medida que as coisas vao evoluindo as normas padrao de fabricacao de automoveis/motos vao restringindo cada vex mais, assim os fabricantes sao obrigados a mudar as suas extrategias a alteracao de normas de oleos e uma delas nao so para a protecao do motor mas como do meio ambiente.

segundo: em relacao as designacoes do oleo aki vai


15w ou 10w ou 5w ou 0w = este valor e uma referencia de tabela o que ele indica e a que temperatura o oleo comeca a fazer protecao no motor ex: um oleo que tenha como ref 10w** a temperatura mais baixa que ele fax protecao sera de 0º ou seja a partir de 0º ele ja comeca a fazer protecao! ( no nosso clima um oleo 10w e mais que suficente)

**w30 ou **w40 ou**w50= este valor e uma referencia de tabela tambem q corresponde a viscosidade que o oleo tem a uma temperatura de 90º
ou seja quanto maior for o valor maior sera a viscosidade do oleo a uma temperatua de 90º

ou seja se nos encontrar mos um oleo no mercado 10w 50 ou 10w 60 sera um oleo exelente para os nossos carros!!
quanto a marcas de oleos: motul, mobil, bp ,shell

a minha marca favorita e sem duvida motul utilizo aqui nas makinas de corrida e eum expetaculo posso dar um ex: o fabricante mas torcar pistom desse motor ao fim de 30 horas de uso em prova! eu a usar o motul topo de gama deles faco 100 horas em prova com o mesmo piston ao fim dessas 100 horas o piston e substituido mas o desgaste dele e quase nulo e de ficar mesmo espantado!!!

peco desculpa pelos erros ortograficos...
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Last edited by smoke; 20-05-2008 at 18:20.


Mai nada....

mas eu continuo a dizer que a norma tem uma importancia superior á marca..
 
nao existem fios dentro do motor!!!! quem te disse isso deve ser um optimo conhecedor de motores vag!!!!

Nao? Abre um motor PD ou os novos 2.0 e depois falamos!

Quanto aos oleos n vale a pena dizer mais nada, cada um deixa a sua opiniao, e cada um faz a sua escolha.
 
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