Por acaso, apesar de ser um desenterranço fenomenal, acho este tópico muito interessante. Até pq acho um dos grandes calcanhares de aquiles do Ibiza, é a sua capacidade em curva.
A minha opinião é muito rápida: Até agora o único Ibiza onde me senti realmente à vontade para usar e abusar em curva, foi o 6J com suspensão desportiva. E foi o 1.4 TDI. O chassis do 6J permite muito erro, e com o 1.4 TDI (que não é propriamente um foguete), dá para usar e abusar do chassis à vontade que raramente ele desilude. E qualquer coisa tá lá o ESP.
Já o 6J FR que também guiei, é preciso mais cabecinha e cuidadinho, afinal são 143cv, meti-me feito maluco a acelerar a fundo na saída das rotundas (coisa que faço com o meu manco e com o 6J manco), e aquilo começa logo a ceder de frente, vale o ESP para o segurar. Ah e o diferencial XDS + Potenza, ajudam a que o bicho se mantenha estável.
Por acaso nunca guiei um 6L PD130cv Sport, mas acho que em certas situações é um carro que se tem de ter juizo, pois cheira-me que de vez em quando deve ser preciso unhas para o segurar em certas curvas.
Falo, claro, de carros STOCK!