Problema onde, MAF, Turbo, IC, Bomba Injectora?

Boas.
Tenho um golf 4 que foi reprogramado na PKE.
Veio de lá com 187 cvs aprox.
Só que na altura tinha umas tubagens de porcaria na admissão e fiquei de lá ir afinar quando as tivesse alterado.
Hà uns tempos o carro entrou em safe mode a puxar numa subida ficou a fazer uma barulho rouco que até parecia que tinha uma fuga de escape ou de outro sitio qq e nunca mais voltou a puxar como puxava.
O problema aparente foi numa MAF de um pd150 que comprei, para resolver tirei o filamento, e voltei a pôr o que tinha na minha MAF de origem (mantendo só o esqueleto da MAF por causa do diâmetro de admissão que tb tinha mudado de 70 p/ 80mm). Aparentemente problema resolvido, mas o carro deixou de fazer fumo e começou a puxar menos um bocado como já tinha dito ( em relação ao fumo achei que tinha sido por ter colocado um BMC-CDA na véspera, o puxar não notei muito porque como agora não ando muito no carro é raro puxar por ele) .
Fui ontem à PKE e o Nuno Zeferino verificou que estava a puxar menos do que qdo lá tinha ido na 1ª vez, no máximo teria 150cv, disse que o problema podia ser da maf uma vez que se efectuou um log ao carro e verificou que o valor de MAF que ele lia (nos measurement blocks - campo 3), ele tem 2 valores:
O MAF (specified) e o MAF (Actual). o 1ª (specified) devia estar à volta de 300 e tal 400 e o outro ( actual ) próximo desses valores mas estava a marcar 850 no specificied e 295 no actual.
Aconselharam-me a ir a uma oficina resolver o problema e depois a voltar lá p/então se fazer a afinação final.

Mais tarde depois de sair da PKE, tive a ver na passat e octavia de um amigo meu e em ambos marcam aprox 300 em cada.

Provavelmente não está a debitar gasoleo suficiente ou a mistura com o ar está a ser mal feita.....
Trocamos a MAF da passat pela do golf, e na passat com a minha maf os valores são correctos, e a maf da passat no golf, le exactamente a mesma coisa(850;295).

Que podera ser?

O carro tem:
Bicos Race520 (stage 2)
VNT20 com compressora VNT22
IC frontal.
Linha directa
rad de oleo e gasoleo.
Embraiagem GBS,
BMC-CDA
e repro by pke.

O nuno zeferino diz que só indo a uma oficina para ver do que é.
Efectivamente ele quando saiu de lá saiu reprogramado a andar bem (na altura não tinha as tubagens como deve ser nem o BMC),

help please, não sei por onde começar a desmontar :)
 
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Um log é realizado em 4ª mudança preferencialmente das 1500RPM as 4500RPM. Se o valor actual nao passar dos 850mgR podes ir por uma MAF nova sem desmontares mais nada.
 
Vou experimentar isso ou monto logo a do Jackyl ( TOL :) ) e vejo se volta a fumar.......quero dizer a puxar :)

obrigado pela ajuda
 
Julgo que o ideal é fazer tipo 12xx a fundo....


Para o material que tens,julgo teres poucos cv...não leves a mal...mas á por ai gt´s18 a tirarem +200cv...porque razão não tens mais!
É por escolha propria?

Abr
 
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Julgo que o ideal é fazer tipo 12xx a fundo....


Para o material que tens,julgo teres poucos cv...não leves a mal...mas á por ai gt´s18 a tirarem +200cv...porque razão não tens mais!
É por escolha propria?

Abr

Boas yamen

Eu qdo fiz a repro estava muito calor, lá dentro deviam estar mais de 40º e tinha a admissão com a dimensão da de origem mas pior porque tinha arranjado umas tubagens fléxiveis mas pouco resistentes que quase foram engolidas pelo turbo, não tinha a lonha totalmente directa, tinha a panela final de origem............. penso que tenha sido por isso daí eles terem dito p/lá voltar qd tivesse a admissão melhorada + os manómetros p/fazer a afinação final.............o que seria na 5ªfeira :)

abraço
 
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Se trocaste a MAF após a reprogramação inicial ( onde tudo estava bem ), e aumentaste o diâmetro da admissão ( com o corpo da MAF igualmente mais largo ), convém que te seja revista a calibração da mesma na ECU, uma vez que o ar que aí passa deixou de ser o que passava anteriormente, e pior que isso a tua centralina está a tomar como valores base uma maf com valores diferentes... Tens 2 problemas, troca de maf por uma "indevida" e o aumento do diâmetro da admissão ( altera os valores de leitura, em função dos valores de caudal serem diferentes/aceleração do ar na admissão diferente interfere com o arrefecimento do filamento ). Conselho, meteres uma MAF de origem com o sistema de admissão com diâmetro original, se queres alterar o diâmetro disso há todo um trabalho na centralina a ser feito por parte da PKE
 
Se precisares de ajuda diz.

Ok, Obrigado

Se trocaste a MAF após a reprogramação inicial ( onde tudo estava bem ), e aumentaste o diâmetro da admissão ( com o corpo da MAF igualmente mais largo ), convém que te seja revista a calibração da mesma na ECU, uma vez que o ar que aí passa deixou de ser o que passava anteriormente, e pior que isso a tua centralina está a tomar como valores base uma maf com valores diferentes... Tens 2 problemas, troca de maf por uma "indevida" e o aumento do diâmetro da admissão ( altera os valores de leitura, em função dos valores de caudal serem diferentes/aceleração do ar na admissão diferente interfere com o arrefecimento do filamento ). Conselho, meteres uma MAF de origem com o sistema de admissão com diâmetro original, se queres alterar o diâmetro disso há todo um trabalho na centralina a ser feito por parte da PKE


Realmente ele entrou em safe qdo tinha a maf do de 150, depois tirei só o filamento e coloquei lá o meu filamento de origem mantendo o esqueleto da MAF do pd 150 mas como em vez dos 70mm de diâmetro tenho os 80mm se calhar é por isso que aquilo não bufa, a centralina anda à nora com os valores.

Pois......... mas porque raio é que ele não me disse isso, sabendo que eu tinha posto o CDA e admissão maior e manda-me ir a uma oficina!!!!!!!!!!, ok se calhar pensou que o CDA fosse o da medida de origem com os 70mm e não o de 80mm ( mas eu lembro-me de lhe referir que a admissão estava maior que a de qdo fui fazer a repro, aliás logo nessa altura já lhe tinha dito o mesmo grrrrrr ), na 2ª feira falo com ele..... parece que o problema é mesmo falta de comunicação :)

abraço e obrigado
 
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Se andares com um corpo inferior os valores obtidos em termos de leitura são assumidos mais cedo,que se converte em melhor baixa....boost mais cedo,injecção etc
O iverso tens o resultado,corpo mais largo assume valor max mais tarde....

Já fiz esses testes em varios carros,mas cada turbo é um turbo....e isso conta muito...

PS-a torneira ainda ai anda...qual é o erro que tens sempre que o safe mode é activado?
 
Se andares com um corpo inferior os valores obtidos em termos de leitura são assumidos mais cedo,que se converte em melhor baixa....boost mais cedo,injecção etc
O iverso tens o resultado,corpo mais largo assume valor max mais tarde....

Já fiz esses testes em varios carros,mas cada turbo é um turbo....e isso conta muito...

PS-a torneira ainda ai anda...qual é o erro que tens sempre que o safe mode é activado?

Os erros foram apagados na PKE, e qdo experimentei na 5ª à tarde não tinha voltado a aparecer o erro.
Ele em safe só fez daquela 1ª vez na subida, depois na altura troquei o filamento da maf pelo de origem e nunca mais fez safe, ficou foi a andar menos e sem fumo.
 
Amigo a solução dos teus problemas chama-se linearização, imagina que 70mm de diâmetro fluem um máximo de 400 kg/h de ar ( hipotéticamente ), e com 80mm esse valor deixou de ser real, o filamente é parte do transdutor que faz com que a maf converta o arrefecimento do filamento num valor de tensão que segundo uma tabela na centralina é convertido em quantidade de ar. Ora tu podes perceber isto de uma forma simples, molha a mão e sopra com uma palinha num ponto e vais ver que sentes frio... Pega numa mangueira e sopra igualmente o máximo que conseguires e provávelmente não sentirás tanto... Assim de forma "rudimentar" quis fazer-te perceber a ideia da "coisa"... O principio está explicado, as soluções são duas como já te tinha dito... MAF nova de origem e tubagem de origem, ou devido ajuste na electrónica que penso estar ao alcance da PKE, com os níveis de potência que apresentam nos seus projectos isso não deverá ser problema para eles. Abraço e boa sorte, espero ter clarificado as tuas dúvidas
 
Amigo a solução dos teus problemas chama-se linearização, imagina que 70mm de diâmetro fluem um máximo de 400 kg/h de ar ( hipotéticamente ), e com 80mm esse valor deixou de ser real, o filamente é parte do transdutor que faz com que a maf converta o arrefecimento do filamento num valor de tensão que segundo uma tabela na centralina é convertido em quantidade de ar. Ora tu podes perceber isto de uma forma simples, molha a mão e sopra com uma palinha num ponto e vais ver que sentes frio... Pega numa mangueira e sopra igualmente o máximo que conseguires e provávelmente não sentirás tanto... Assim de forma "rudimentar" quis fazer-te perceber a ideia da "coisa"... O principio está explicado, as soluções são duas como já te tinha dito... MAF nova de origem e tubagem de origem, ou devido ajuste na electrónica que penso estar ao alcance da PKE, com os níveis de potência que apresentam nos seus projectos isso não deverá ser problema para eles. Abraço e boa sorte, espero ter clarificado as tuas dúvidas

:respect:
 
Amigo a solução dos teus problemas chama-se linearização, imagina que 70mm de diâmetro fluem um máximo de 400 kg/h de ar ( hipotéticamente ), e com 80mm esse valor deixou de ser real, o filamente é parte do transdutor que faz com que a maf converta o arrefecimento do filamento num valor de tensão que segundo uma tabela na centralina é convertido em quantidade de ar. Ora tu podes perceber isto de uma forma simples, molha a mão e sopra com uma palinha num ponto e vais ver que sentes frio... Pega numa mangueira e sopra igualmente o máximo que conseguires e provávelmente não sentirás tanto... Assim de forma "rudimentar" quis fazer-te perceber a ideia da "coisa"... O principio está explicado, as soluções são duas como já te tinha dito... MAF nova de origem e tubagem de origem, ou devido ajuste na electrónica que penso estar ao alcance da PKE, com os níveis de potência que apresentam nos seus projectos isso não deverá ser problema para eles. Abraço e boa sorte, espero ter clarificado as tuas dúvidas

Ok obrigado pela ajuda
queria fazer 1º um log correcto a minha MAF original p/confirmar que está boa, tenho quase a certeza que sim, mas assim levo logo a confirmação e na 2ª falo com eles´.

Mais uma vez obrigado a todos, depois posto as novidades
 
Como funciona uma MAF ja o TdiSportR explicou num topico ha uns tempos atrás.

A forma como trabalha uma MAF é simples. É usada uma ponte de Wheatstone que nao é mais que um simples circuito utilizado em instrumentação que é baseada num divisor de tensão. Se tiveres dois circuitos paralelos de duas resistencias cada, de valor ohmico igual a tensão ou diferença de potencial entre dois pontos é igual. Colocando no lugar uma resistencia um termístor, com a variação de temperatura o valor ohmico altera-se criando uma diferença de potencial e é essa ddp que a ECU vai ler.

12_03_13.gif
 
Deste com esse topico!

O problema está que a MAF que tens está calibrada para uma conduta de diametro inferior. Para um mesmo caudal, a MAF vai quantificar uma leitura inferior porque o ar que atravessa o filamento é menor, devido ao aumento do secção em 10mm.
Como te disse no tuning.online.pt resolves bem isso com uma MAF nova ou respectiva calibraçao.
 
Boas.
Acabamos de fazer uns logs em 4 desde baixas até altas.

Com a maf original
,Group A:,'003,,,,Group B:,'005,,,,Group C:,'008
,,Engine speed,MAF (specified),MAF (actual),EGR duty cycle,,Engine speed,Start Inj Qty,Actual Start of Inj,Coolant temp,,Engine speed,Inj qty,Inj qty,Inj qty
,TIME,861-945,240-340,240-340,4-84,TIME,,,,,TIME,,?,?,?
MARKER,STAMP, /min, mg/R, mg/R, %,STAMP, /min, mg/R, °BTDC,°C,STAMP, /min, mg/R, mg/R, mg/R
,0.01,1554,850.0,315.0,19.9,0.40,1554,24.0,1.1,70.2,0.80,1575,19.0,46.6,20.0
,1.20,1617,850.0,380.0,19.9,1.60,1659,24.0,1.8,70.2,2.00,1701,25.4,48.8,20.0
,2.40,1743,850.0,410.0,19.9,2.80,1785,24.0,2.6,70.2,3.20,1848,34.6,51.0,22.8
,3.60,1890,850.0,445.0,4.8,4.00,1953,24.0,7.3,70.2,4.40,2016,51.0,51.0,25.2
,4.80,2058,850.0,495.0,4.8,5.20,2142,24.0,7.7,70.2,5.60,2184,51.0,51.0,28.4
,5.98,2268,850.0,580.0,4.8,6.38,2352,24.0,8.6,70.2,6.78,2415,51.0,51.0,35.4
,7.20,2499,850.0,710.0,4.8,7.60,2583,24.0,9.2,70.2,8.00,2667,51.0,51.0,32.6
,8.40,2751,850.0,650.0,4.8,8.80,2835,24.0,11.2,70.2,9.20,2919,51.0,51.0,38.2
,9.60,3003,850.0,700.0,4.8,10.00,3066,24.0,12.8,70.2,10.40,3150,51.0,51.0,31.8
,10.80,3213,850.0,630.0,4.8,11.20,3276,24.0,15.6,70.2,11.60,3360,51.0,51.0,40.6
,12.00,3444,850.0,665.0,4.8,12.40,3507,24.0,15.0,70.2,12.78,3570,51.0,51.0,32.0
,13.20,3633,850.0,640.0,4.8,13.60,3696,24.0,17.2,70.2,14.00,3780,51.0,51.0,36.2
,14.40,3822,850.0,620.0,4.8,14.78,3885,24.0,16.3,71.1,15.20,3927,51.0,51.0,35.6
,15.60,3990,850.0,685.0,4.8,16.00,4053,24.0,17.2,71.1,16.40,4116,51.0,51.0,35.6
,16.78,4179,850.0,625.0,4.8,17.18,4221,24.0,17.2,71.1,17.58,4263,51.0,51.0,32.6
,17.98,4326,850.0,610.0,4.8,18.38,4347,24.0,10.6,71.1,18.78,4284,3.0,51.0,20.0
,19.18,4284,850.0,440.0,4.8,19.58,4326,24.0,18.7,71.1,19.98,4368,51.0,51.0,28.8
,20.38,4368,850.0,535.0,4.8,20.78,4431,24.0,16.7,71.1,21.18,4473,51.0,51.0,28.6
,21.58,4494,850.0,560.0,4.8,21.98,4515,24.0,16.5,72.0,22.38,4557,51.0,51.0,29.8
,22.78,4578,850.0,555.0,4.8,23.18,4599,24.0,15.6,72.0,23.58,4641,51.0,51.0,29.0
,23.98,4578,850.0,280.0,4.8,24.38,4557,24.0,8.6,72.0,24.78,4515,0.0,51.0,20.0
,91.46,1722,850.0,390.0,4.8,90.66,1659,24.0,9.5,70.2,91.06,1659,51.0,48.2,20.0
,92.66,1827,850.0,425.0,4.8,91.86,1743,24.0,8.1,70.2,92.26,1785,51.0,50.4,20.4
,93.87,1974,850.0,485.0,4.8,93.06,1869,24.0,8.4,71.1,93.46,1932,51.0,51.0,22.8
,95.06,2142,850.0,490.0,4.8,94.27,2016,24.0,7.0,71.1,94.66,2079,51.0,51.0,23.8
,96.26,2331,850.0,605.0,4.8,95.46,2205,24.0,7.5,71.1,95.86,2268,51.0,51.0,29.4
,97.46,2541,850.0,685.0,4.8,96.66,2415,24.0,9.0,71.1,97.06,2478,51.0,51.0,33.2
,98.66,2772,850.0,610.0,4.8,97.86,2604,24.0,9.9,71.1,98.26,2688,51.0,51.0,33.0
,99.86,3024,850.0,640.0,4.8,99.06,2856,24.0,11.4,72.0,99.46,2940,51.0,51.0,36.4
,101.06,3213,850.0,695.0,4.8,100.26,3087,24.0,11.9,72.0,100.66,3150,51.0,51.0,34.4
,102.25,3423,850.0,630.0,4.8,101.45,3297,24.0,13.9,72.0,101.85,3360,51.0,51.0,33.2
,103.45,3633,850.0,650.0,4.8,102.65,3507,24.0,15.6,72.9,103.05,3570,51.0,51.0,38.0
,104.65,3801,850.0,640.0,4.8,103.85,3696,24.0,15.6,72.9,104.25,3759,51.0,51.0,33.6
,105.85,3990,850.0,660.0,4.8,105.05,3864,24.0,17.8,72.9,105.45,3927,51.0,51.0,34.8
,107.05,4158,850.0,635.0,4.8,106.25,4053,24.0,18.3,72.9,106.65,4095,51.0,51.0,37.0
,108.25,4284,850.0,595.0,4.8,107.45,4200,24.0,17.8,73.8,107.85,4242,51.0,51.0,30.8
,109.45,4389,850.0,600.0,4.8,108.65,4326,24.0,17.2,73.8,109.05,4347,51.0,51.0,31.2
,110.65,4494,850.0,575.0,4.8,109.85,4431,24.0,16.7,73.8,110.25,4452,51.0,51.0,30.2
,111.85,4578,850.0,570.0,4.8,111.05,4515,24.0,16.9,74.7,111.45,4557,51.0,51.0,30.4
,113.05,3444,850.0,290.0,4.8,112.25,4599,24.0,16.9,74.7,112.65,4263,0.0,51.0,20.0
,114.25,3591,850.0,360.0,4.8,113.44,3087,24.0,4.8,74.7,113.85,3591,23.8,51.0,20.0
,115.44,3507,850.0,250.0,4.8,114.65,3570,24.0,3.5,75.6,115.05,3549,3.4,51.0,20.0
,116.65,3444,850.0,270.0,4.8,115.85,3507,24.0,1.1,75.6,116.25,3465,0.0,51.0,20.0
,117.85,3339,850.0,270.0,4.8,117.05,3402,24.0,0.0,75.6,117.44,3381,0.0,51.0,20.0
,119.05,3255,850.0,290.0,4.8,118.25,3318,24.0,0.0,76.5,118.65,3276,0.0,51.0,20.0
,120.24,3171,850.0,275.0,4.8,119.45,3213,24.0,0.0,76.5,119.85,3192,0.0,51.0,20.0
,121.45,3087,850.0,280.0,4.8,120.65,3129,24.0,0.0,76.5,121.05,3108,0.0,51.0,20.0
,122.65,2940,850.0,285.0,4.8,121.85,3045,24.0,0.0,76.5,122.25,3003,0.0,51.0,20.0
,123.85,2688,850.0,295.0,4.8,123.05,2856,24.0,0.0,76.5,123.45,2772,0.0,51.0,20.0
,125.05,2478,850.0,295.0,4.8,124.25,2604,24.0,0.0,76.5,124.65,2541,0.0,51.0,20.0


O valor a seguir aos 850 é o valor Actual Maf.
Nunca passou dos 710 as 2500 rpms


Este foi feito com a minha maf (tdi 90 - pierburg)
,Group A:,'003,,,,Group B:,'005,,,,Group C:,'009
,,Engine speed,MAF (specified),MAF (actual),EGR duty cycle,,Engine speed,Start Inj Qty,Actual Start of Inj,Coolant temp,,Engine speed,Injection Quantity,Inj limit,
,TIME,861-945,240-340,240-340,4-84,TIME,,,,,TIME,,CC active,during a/t shift,
MARKER,STAMP, /min, mg/R, mg/R, %,STAMP, /min, mg/R, °BTDC,°C,STAMP, /min, mg/R, mg/R,
,0.77,1848,850.0,440.0,4.8,1.17,1890,21.4,7.5,75.6,0.37,1806,0.0,51.0,
,1.97,2016,850.0,570.0,4.8,2.37,2079,21.4,7.0,75.6,1.57,1932,0.0,51.0,
,3.17,2226,850.0,790.0,4.8,3.57,2331,21.4,7.7,75.6,2.77,2142,0.0,51.0,
,4.37,2499,850.0,740.0,4.8,4.77,2583,21.4,9.7,75.6,3.97,2415,0.0,51.0,
,5.57,2751,850.0,780.0,4.8,5.97,2835,21.4,11.2,75.6,5.17,2667,0.0,51.0,
,6.77,3024,850.0,830.0,4.8,7.17,3108,21.4,12.5,75.6,6.37,2919,0.0,51.0,
,7.97,3255,850.0,870.0,4.8,8.37,3339,21.4,14.3,75.6,7.57,3192,0.0,51.0,
,9.17,3465,850.0,875.0,4.8,9.57,3549,21.4,15.2,75.6,8.77,3423,0.0,51.0,
,10.37,3675,850.0,875.0,4.8,10.77,3759,21.4,15.8,75.6,9.97,3612,0.0,51.0,
,11.57,3885,850.0,870.0,4.8,11.97,3948,21.4,16.3,75.6,11.17,3822,0.0,51.0,
,12.77,4074,850.0,860.0,4.8,13.17,4137,21.4,17.4,76.5,12.37,4011,0.0,51.0,
,13.97,4221,850.0,795.0,4.8,14.37,4284,21.4,17.4,76.5,13.57,4179,0.0,51.0,
,15.17,4389,850.0,770.0,4.8,15.55,4431,21.4,17.2,76.5,14.77,4347,0.0,51.0,
,16.37,4536,850.0,750.0,4.8,16.77,4557,21.4,17.4,77.4,15.97,4473,0.0,51.0,
,17.57,4662,850.0,730.0,4.8,17.98,4683,21.4,17.8,77.4,17.17,4620,0.0,51.0,
,18.77,4767,850.0,740.0,4.8,19.17,4410,21.4,12.1,78.3,18.37,4746,0.0,51.0,
,19.97,3717,850.0,350.0,4.8,20.35,3738,21.4,8.4,78.3,19.57,3612,0.0,51.0,
,21.17,3759,850.0,395.0,4.8,21.57,3759,21.4,8.1,78.3,20.77,3738,0.0,51.0,
,22.35,3738,850.0,320.0,4.8,22.75,3738,21.4,5.1,79.2,21.97,3738,0.0,51.0,
,23.57,3675,850.0,295.0,4.8,23.96,3654,21.4,3.1,79.2,23.17,3717,0.0,51.0,
,24.76,3591,850.0,370.0,4.8,25.16,3549,21.4,0.0,79.2,24.36,3633,0.0,51.0,
,25.96,3486,850.0,400.0,4.8,26.35,3465,21.4,2.4,80.1,25.56,3507,0.0,51.0,
,27.15,3402,850.0,360.0,4.8,27.55,3381,21.4,2.0,80.1,26.75,3423,0.0,51.0,
,28.35,3339,850.0,325.0,4.8,28.76,3318,21.4,1.5,80.1,27.95,3381,0.0,51.0,


chegou as 875.

Conclusões?

Será trocar a maf por uma nova e ir à PKE para eles reprogramarem de novo dada a nova dimensão das tubagens?
 
Eu punha MAF nova e iria a PKE calibrar.

O carro anda menos um bocado é favor! A quantidade de gasóleo injectada e angulo para a massa de ar lida é muito reduzida para gerar potencia.
 
Eu punha MAF nova e iria a PKE calibrar.

O carro anda menos um bocado é favor! A quantidade de gasóleo injectada e angulo para a massa de ar lida é muito reduzida para gerar potencia.

OK, vou fazer isso

Alguem aqui vende MAFS novas????????? :)))))))))))
 
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