quando mudar a distribuicao em motor PD?

Não me parece que a potência vá influenciar o desgaste da correia, porque esta só serve para sincronizar a rotação da cambota com a cam.

O principal "inimigo" da correia são as variações bruscas de rotação, tanto podem acontecer com a potência original ou não.

O teu raciocínio está correcto, no entanto essas variações de rotação estão intimamente relacionadas com a potência, pois com mais potência a subida de rotação é naturalmente mais rápida é brusca. Claro que também pode dar-se o caso de termos o dobro da potência mas como andamos sempre a pastelar o desgaste acaba por ser o mesmo. Mas também ter o carro carregado e andar como se tivesse stock é um bocado inconsequente e pouco lógico.
 
Não se esqueçam que tb há um limite de tempo, tipo 90000 kms ou 5 anos, o que acontecer primeiro, uma correia pode ter poucos kms mas estar ressequida ou gretada! Depois ha a questão da bomba de água, quando não se troca aos 90000 kms, a maior parte das vezes na segunda muda de correia aos 180000 kms as bombas de agua já estão todas babadas a precisar ser substituida, duvido que uma bomba de agua faça 240000 kms (120000 kms X 2)!
 
Não me parece que a potência vá influenciar o desgaste da correia, porque esta só serve para sincronizar a rotação da cambota com a cam.

O principal "inimigo" da correia são as variações bruscas de rotação, tanto podem acontecer com a potência original ou não.
ter potencia influencia, pois vais precisar de mais força na cam para ela assim conseguir abrir as válvulas de escape, basta veres que as touches com carga começam apresentar desgaste mais cedo.
 
ter potencia influencia, pois vais precisar de mais força na cam para ela assim conseguir abrir as válvulas de escape, basta veres que as touches com carga começam apresentar desgaste mais cedo.

Isso não faz qualquer sentido :p

PS: Geralmente quem mete carga não é para andar propriamente a empatar o transito por isso a correia pode ter maior desgaste, mas não é por causa da carga.

A correia sofre mais com uma gazada em ponto morto do que fazer 50km em AE a fundo.
 
Last edited:
no meu manco de 2002 é aos 90.000km, acabei de fazer a 3ª mudança de correia (270.000km), segundo o mecânico já estava um pouco ressequida assim como a correia exterior!
 
Boas, corto obrigado pelo teu coment, penso que já dá sempre para tirarmos uma ideia e juntar uns trocos para aos 250 mil trocar e evitar males maiores...
Cumps
 
eu comprei o meu carro com 125mil e nao sei se tinham mudado a distribuição, eu pensava que era mudada de 90 em 90 mil por isso andava descansado, o carro tinha revisoes na marca mas la nao ta assinalado correia em lado nenhum !
 
obrigado amigo, a cena é que vou comprar uma 6l e quero que aquilo ande em ordem :)

pois claro...entao para n andares com o coraçao nas maos se qd o comprares tiver 89mil por exemplo muda isso...se ja tiver mais que 90mil perguntas ao antigo dono se ja foi feita e mudança se ele te dizer k sim e um risco pk nnc o vais saber se o fez ou nao...se ele te disser ah e tal e so aos 120...ja sabs mudas tu
 
Tenho ideia que até 2005 é de 90 em 90 mil e os de 2005 para a frente é de 120 em 120 mil.

O meu manco de fim de 2005 diz a cada 120 mil kms ou 5 anos.

De qualquer das formas, troquei aos 103 mil kms para não ter surpresas, embora já fosse nos 6 anos.

Ah e o gajo que trocou a correia disse logo "É assim, a correia tá boa, mas já vi correias em melhor estado a partirem, como já vi correias em pior estado com mais kms, é uma coisa que não se pode determinar, depende de muito factor" ;-)
 
Nunca 120 em 120.
A maior parte é de 90 em 90.

O meu AJM era de 60 em 60, bastava ver um autocolante lá metido a indicar isso e tem haver com o tipo de distribuição/kit.
Agora meti ARL, vai passar para 90k

Cumps,

OFF: Mudem sempre a bomba de agua.!
 
O meu manco de 08 ainda só conta com 39mil km e tou a pensar se espero ate fazer 90mil ou se troco a correia antes. O dono antigo andava muito pouco, eu faço cerca de 20/25mil por ano, o que só ira dar os 90 com 6 anos, será muito?
 
O meu é um 1.4TDI(sem mexidas) e mudei aos 120.000, aliás, faço sempre as revisões como recomendadas pela marca, até porque tenho a sorte dos meus pais morarem perto de Badajoz e vou sempre á marca fazer as revisões, contudo nada é infalivel, mas pelo conhecimento que tenho a partir de 2005 as correias são reforçadas.
 
O meu é um 1.4TDI(sem mexidas) e mudei aos 120.000, aliás, faço sempre as revisões como recomendadas pela marca, até porque tenho a sorte dos meus pais morarem perto de Badajoz e vou sempre á marca fazer as revisões, contudo nada é infalivel, mas pelo conhecimento que tenho a partir de 2005 as correias são reforçadas.

Eu reconheço que o desgaste precoce também teve essa influência de ter mais 100cvs em cima durante bastante tempo, mas a verdade é que muitos andam com o carro alterado e como tal serve o conselho de prevenirem. Mas de origem sim, parece-me que devemos confiar no que dizem.
 
Back
Top