repro em 6k2 90 cv 1.900

Rmilton

Utilizador Banido
boas pessoal , a minha massa de ar esta a dar o peido ! andei a imformar-me e isso da pra anular ... so que se tem que fazer uma repro !

- quais sao os problemas , que posso vir a ter se fizer uma repro até 120 cv com o resto do motor de origem ? obrigado !
 
Pelo que sei 120cv é o limite aconselhável para o 6k2 de 90cv.
Também sei que para mais que isso tens mesmo de meter material, pois os injectores de origem são muito limitados a nível de débito de gasóleo assim como o turbo, que possivelmente não é de geometria (vt15).

Probemas que podes ter. Bem isso é como tudo, depende do tipo de utilização que dás à máquina, ou seja, puxares com o carro frio, entre outros.
Outro problema é a escolha do chipador (não falta quem mexa, mas tb não falta quem só faça m€4d@).
Outra questão que deves ter atençaõ, é o teu chipador dosear o binário em baixas rotações, senão podes dizer adeus à embraiagem precorcemente.

Mas os mais atendidos certamente te darão mais opiniões.
Espero ter ajudado.
 
O meu mecanico diz que o turbo é de geometria variavél :s
- estava a pensar fazer repro na rc powered ! e eu para agora nao queria estar a meter material , pois queria fazer a repro mas ficar com tudo de origem e nao andar sempre com problemas , ficar uma coisa bem feita !
 
Sairam de facto alguns 90cv com geometria variável.
Eu também abri um tópico para o melhoramento da minha Ibiza, pelo que algumas das tuas dúvidas são as mesmas que as minhas.
Aguarda que algém te dará uma opinião sábia.
Só mais uma situação. Outro dos problemas que podes ter com o aumento de potência pode advir de não acompanhares esse aumento com o aumneto de segurança. Portanto, bons pneus e bons travões, pelo menos.
 
quanto a seguranca , ja tenho uma sapata 15 oz superturismos ! já é alguma coisa , mas estou a pensar rebaixala 4 cm e meter sapata 17 ... acho que ja é um bom comeco pra seguranca , agora so espero que alguem me ajude nisto da repro e me esclareca bem as duvidas , obrigado !
 
se fosse a ti metia a injecção do 110 ... sempre ficas com uma margem mais larga em termos de débito, depois sim, fazia a repro ...
 
O meu mecanico diz que o turbo é de geometria variavél :s
- estava a pensar fazer repro na rc powered ! e eu para agora nao queria estar a meter material , pois queria fazer a repro mas ficar com tudo de origem e nao andar sempre com problemas , ficar uma coisa bem feita !

se estás a pensar fazer repro na rc nada melhor que falares com o renato ele tira as tuas duvidas ;)

já agora como é que sabes que o teu medidor de massa de ar está a dar o peido?
 
ricardo_qv : levei ao meu mecanico ele ligou aquilo ao pc e acusava la massa de ar , ja é a 4 massa de ar que vai levar !

eu ja falei com o renato ele diz que tem que fazer repro e levar a carrinha ao banco ate ficarem as coisas como se querem ... toda a gente o gaba muito , dizem que ele ´mete as coisas 5 estrelas mesmo :)
 
Last edited:
De que ano é a tua IBIZA?se quem te vai reprogramar isso for bom na coisa, consegues por o teu carro a ir buscar os 130 originais..mas agora depende do mapa que ele te meter ai...tu é que vês o que queres..
 
Nao percebes te...quando digo "vais buscar os 130cv's", nao é tirar 130cv's do teu motor...
fiz me entender mal...quando digo vais buscar, digo que consegues acompanhar ibizas por exemplo com os motores 130...sei de uma ibiza 90cv's bem reprogramada que acompanha uma ibiza 6l 130cv's...até a passa...porque esta trabalhada em baixas...é obvio que depois em velocidade de ponta nao consegue acompanhar...faça me entender...
No motor de 90cv's os injectores não tem capacidade para mais de 130...alias,para os 130 segundo o reprogramador me disse, é muito mas muito dificil...120 sim, é o normal...
 
Last edited:
entao i se eu metesse os injectores da 110 ? ficava ainda melhor nao ?
Sim, ficavas com margem para mais débito, mas nesse caso, se tentares +- 130cv ou mais, já não te livras do fumo, por causa do turbo ser pequeno. Ou tentavas tb puxar mais pelo turbo e isso significa menos fumo mas menos tempo de vida para o turbo.
Claro que depende da utilização, pois se andares devagar tb não puxas pelo turbo, mas se queres carga, concerteza não iras andar devagar (pelo menos sempre).
 
Como em tudo, depende de quanto quiseres gastar..
Queres isso a andar, tens de gastar dinheiro..e algum!(bastante)..
Sugestões que te posso dar pelo pouco que sei e pelo que tenho visto:
-Turbo garret 17(onde encontras nos BMW320d 150cv's)..
-Injecção da IBIZA 110cv's,talvez consigas arranjar por um valor pouco maior uma injecçao que aguente mais debito,é uma questão de pesquisar..
-Reforçar embraiagem e Prensa..
-IC Frontal..
-Reprogramação Centralina..
-Retirar catalisador e anular EGR..
-Se gostares de velocidade de ponta, aconselho-te vivamente a meteres um Premotador,radiador de óleo.Se andares a alta velocidade,por sua vez alta rotação, o carro aquece imenso.Um Premotador dá jeito.

E com este material não é 120cv's que ficas...lol...é mt mais..muito mais mesmo!!

Agora, isto não é nada barato..Como te disse, tudo depende do $$$ que queiras gastar,tudo gira a volta disso... e isso já para não falar dos cuidados a ter, ao ligar, desligar, aquecimento do carro, manutenção(bom óleo, bons filtros...) etc etc etc..

Mas para te ser sincero, o melhor a fazer, sabes o que é mesmo?
Substituição: motor de 90cv's saí, entra motor de 130cv's.
Repro no motor 130cv's para 150cv's, e catxxiimm...ibiza 6k2 com 150cv's, sem fumos, ou sem grandes fumos.
Investes metado do dinheiro, e ficas com o carro como deve ser.

Vê isto,e ve o valor que este maluco gastou, e pensa na troca d motor como te disse:
http://www.motorespt.com/diario-de-bordo/?diario=18
 
Last edited:
eu por um lado queria fazer a repro pra anular o sistema massa de ar , por outo metia uma massa de ar e depois investia fortemente ... pois acabei agora este mes de pagar o meu carro ! mas desde que comprei a carrinha tenho e sempre tive ideas em mete-la com 250 cv mas que tanbem desse pra andar dia a dia ...eu acho que vou esperar um mes ou 2 e depois vou carregala a valer mesmo ! ja vi esse projecto .... era mesmo assim como esa roxa lol
 
Isto na minha zona é só motores TDi mexidos..
E digo-te uma coisa, se queres o carro para dia a dia, é muito complicado.Coma carga que queres, a andar dia a dia, a maioria deles andam uma semana e vão para o mecânico mais outra..lol...e todos os meses é uma prestação para o carro porque ele anda sempre a pedir coisas de desgaste rapido.

O mais inteligente que vi até agora, foi um maluco de GOLF 3 com um motor de 90cv's, trocou o motor por o motor de um GOLF 4 130cv's, e reprogramou-o para 150 cv's, e reforçou a embraiagem e prensa. Aquilo anda que é uma loucura, e ando todos os dias com ele, sem dar grandes problemas.Tambem mexeu no sistema de travagem do carro, se não, não havia travoes, e uma jante maior..lool.
Pensa bem nisso, pode por metade do valor por o teu carro a andar muito, e sem metade das chatisses..
 
Uma pergunta , a minha 6k2 da me erro no vagcom da N75 , mas hoje o mecanico mencionou me assim visto de alto que o turbo nao era de geo variavel..(sem certezas claro)

è possivel eu estar com n75 e geo fixa? :confused:
 
Uma pergunta , a minha 6k2 da me erro no vagcom da N75 , mas hoje o mecanico mencionou me assim visto de alto que o turbo nao era de geo variavel..(sem certezas claro)

è possivel eu estar com n75 e geo fixa? :confused:

so se ja foi martelado o carro. mas mesmo assim tinhas uma n18 ou m18 ou la como se chama a valvula n75 dos geo fixas
 
Back
Top