Valter, tu para ires, por exemplo a 120Km/H em 5ª a manter velocidade, se quiseres ir em sexta velocidade ( rotação mais reduzida ) tens que conseguir ter nessa rotação a mesma potência que tens em 5ª para continuar a manter a velocidade, ou seja, se estiveres a rolar com 40cv as 2250RPM, tens que ter os mesmos 40cv às 2000RPM. Se antes da repro, à mesma posição de acelerador tinhas 30cv e agora tens 40cv, podes ter a certeza que foi porque te incrementaram aí o combustível para produzir mais potência.
A somar a isto também tens o grande exemplo de ficheiros que são alterados. Quase toda a gente altera de 2/3 de acelerador para diante. Tu para andares devagar nem 1/2 de acelerador usas. Por isso vais a andar "numa zona" onde nem sequer foi alterado.
Existe de facto algumas formas de se reduzir ligeiramente o consumo ao se andar com condução moderada que é conseguir por o combustível necessário no tempo correcto, porque o que sai fora desse tempo é desaproveitado em termos de potência, mas isso nao é para qualquer um e não se resume a aumentar pressão de injecção e encurtar tempo de injecção para uma mesma quantidade e ou andam em testes a ver o consumo entre cada modificaçao ou entao realmente sabem do assunto. E mesmo assim é preciso pesar a ligeira redução de consumo face a desgastes prematuros de sistemas de injecção.
A somar a isto também tens o grande exemplo de ficheiros que são alterados. Quase toda a gente altera de 2/3 de acelerador para diante. Tu para andares devagar nem 1/2 de acelerador usas. Por isso vais a andar "numa zona" onde nem sequer foi alterado.
Existe de facto algumas formas de se reduzir ligeiramente o consumo ao se andar com condução moderada que é conseguir por o combustível necessário no tempo correcto, porque o que sai fora desse tempo é desaproveitado em termos de potência, mas isso nao é para qualquer um e não se resume a aumentar pressão de injecção e encurtar tempo de injecção para uma mesma quantidade e ou andam em testes a ver o consumo entre cada modificaçao ou entao realmente sabem do assunto. E mesmo assim é preciso pesar a ligeira redução de consumo face a desgastes prematuros de sistemas de injecção.