Repro Vs consumos

Valter, tu para ires, por exemplo a 120Km/H em 5ª a manter velocidade, se quiseres ir em sexta velocidade ( rotação mais reduzida ) tens que conseguir ter nessa rotação a mesma potência que tens em 5ª para continuar a manter a velocidade, ou seja, se estiveres a rolar com 40cv as 2250RPM, tens que ter os mesmos 40cv às 2000RPM. Se antes da repro, à mesma posição de acelerador tinhas 30cv e agora tens 40cv, podes ter a certeza que foi porque te incrementaram aí o combustível para produzir mais potência.
A somar a isto também tens o grande exemplo de ficheiros que são alterados. Quase toda a gente altera de 2/3 de acelerador para diante. Tu para andares devagar nem 1/2 de acelerador usas. Por isso vais a andar "numa zona" onde nem sequer foi alterado.
Existe de facto algumas formas de se reduzir ligeiramente o consumo ao se andar com condução moderada que é conseguir por o combustível necessário no tempo correcto, porque o que sai fora desse tempo é desaproveitado em termos de potência, mas isso nao é para qualquer um e não se resume a aumentar pressão de injecção e encurtar tempo de injecção para uma mesma quantidade e ou andam em testes a ver o consumo entre cada modificaçao ou entao realmente sabem do assunto. E mesmo assim é preciso pesar a ligeira redução de consumo face a desgastes prematuros de sistemas de injecção.
 
Obrigado pela explicação.. Só não consigo perceber então como é que fazia bem menores consumos num caso em que a repro era bastante limitada face ao que tenho hoje (era a primeira).. no caso que estava a falar era tudo em 6ª (90% do trajecto).. Não é possível numa repro só dares um pouco mais de pressão no turbo e não aumentares o combustível?

P.e. de origem às 1850 se subia ligeiramente o carro começava a tremer e, por consequência, a gastar mais do que o necessário (dissipado) obrigando-me a, ou meter 5ª ou acelerar para colocar o motor mais estável a uma rotação superior. O facto de puxar um pouco o turbo para baixo não me vai permitir nessa mesma situação manter o motor às 1850rpms sem problemas não tendo a necessidade de gastar mais acelerando ou trocando para 5ª?

cumps
 
Aumentas a pressão de turbo e baixas o combustível e tens uma geometria mais fechada e a "abafar-te" o motor. Acho que são mais as desvantagens que as vantagens.
Justificações para esse tipo de situação são simples. Filtros novos sejam de combustível e de ar, nota-se logo um melhor desempenho do motor e um consumo mais baixo. O carro do meu Irmão ( BMW 320d ) gastava 8L/100Km em consumo misto. Nunca tinha trocado o filtro de ar. Troquei-o há dias e já rola a 6,5L/100Km. Fez diferença.
 
Sim, nisso tens razão mas foi tido sempre em conta filtros e etc nas minhas contas.. agora é como te digo.. a repro era muito limitada e bastante provavelmente estava com essas desvantagens que dizes.. a realidade era mesmo esta que te digo, não estou a ser teimoso e não gosto de argumentar contra a ciência até porque perco mas fiz efectivamente essas contas durante dois anos no caminho para a fac, na altura, e notava a diferença.. mas é como dizes, se calhar aquilo poderia estar com essas desvantagens que falas, acredito nisso sem problema..
 
Eu prefiro ver as coisas desta forma:
- 99,9% dos chiptuners ou intitulados como tal, modificam parâmetros de 50% ou mais de throttle para diante
- 80% dos chiptuners ou intitulados como tal, desconhecem o funcionamento de um motor
- 95% dos chiptuners ou intitulados como tal, desconhecem um motor em particular onde asseguram reduzir o consumo ao ponto de saberem os regimes mais eficientes para aplicarem os conhecimentos na redução do consumo
- 95% dos chiptuners ou intitulados como tal, nem contas sabem fazer de forma a escreverem conscientemente valores nas células das matrizes ou mapas ou como queiram lá chamar
- qualquer marca de automóvel subsiste das vendas e aquando da compra qualquer cliente procura o mais barato, o maior económico e menos dispendioso na manutenção e gastam milhões a construírem motores e a configurar a sua gestão e os especialistas que desenvolvem a gestão são pagos a peso de ouro e não a €300, €400 ou €500 por cada carro dos 20 ou 30 que alteram por mês. Custa-me a querer que Portugal tenha assim tantos chiptuners capazes destas proezas desperdiçados enfiados em oficinas, habitações ou mesmo na rua debaixo de um telheiro quando poderiam estar sentados num laboratório a ganhar relativamente bem e sem clientes à posteriori a incomodar.
Eu vejo isto desta forma.
Acho que nos últimos 5 anos devo ter feito 300000Km em carros de empresa e modificados e as médias, quando ando em modo de consumo são as mesmas ou superiores quando se aproxima a altura da revisão. Reduções de consumo sempre associei a combustível de melhor qualidade, melhor controlo do acelerador, filtros em condições e bom estado do motor, além de condições externas atmosféricas.
Acredito que encurtando tempo de vida de útil a outros orgãos mecânicos que consigam reduzir muito, mas muito pouco o consumo, mas jogam com outras despesas. Mas também não é para qualquer pessoa. Não são 30 minutos à Benfica que fazem tal proeza. Ou então foi meramente sorte.
 
concordo completamente..

só um aparte e é apenas um "acho".. também pode acontecer um compromisso da marca entre material/electrónica de maneira a reduzir custos.. o que quero dizer, p.e., se fizermos isto até reduzimos os consumos mas por outro lado vamos ter de colocar este material (embreagem, caixa, seja o que for) que é mais cara.. mas claro, e nem dá para pensar de outra maneira e quem o acha não está a pensar direito, que as marcas não fazem isto de maneira a optimizar o mais possível..
 
eu no meu ponto de ver as coisas para ter uma boa eficiencia em termos de consumos passa pelo que foi dito pelo TdiSportR filtros, oleos tudo em bom estado ajuda bastante, como ele disse tambem e preciso saber o que se faz para consguir reduzir os consumos com a repro.

No meu cupra tenho o binario maximo as 1900rpms nesse ponto ele injecta 60mg e consigo ter 330nm

segundo o que foi dito por alguns usuers consomem menos pq nao precisao acelerar tanto para chegar a mesma rotaçao!
entao no meu cupra e pensando de acordo com essa afirmaçao para baixar os consumos era preciso que o pedal fize-se o pedido dos mesmo 60mg a 20% por exemplo
apartir dai, iria ter que autorisar os mesmo 60mg entra as 1200 e as 1900 que e mais ou menos a rotaçao a que se circula em cidade.
neste caso nao precisava acelerar tanto para chegar ao binario maximo onde o carro tem mais força e onde e menos consumidor
- Os problemas que iria ter se realmente o carro anda-se assim
Embraiagem, caixa de velocidades, cardans entre outros
tudo devido ao exesso de binario

A minha maneira de ver as coisas
para baixar os consumos do meu cupra eu ia precisar de re-calcular a relaçao ar-gasoleo para ter o melhor AFR possivel assim como re-calculas duraçoes e avancos para conseguir um ATDC correcto para que quando o combustivel fosse injectado este acabar exactamente no centro do pistao no PMS melhorando assim o tempo de trabalho do motor e reduzindo EGT's e afins
 
Last edited:
se tiveres um ATDC nao

se injectas antes do PMS eles nao fez a compressao toda do ar admitido ou seja inflama antes do pistao acabar o tempo de compressao
 
se tiveres um ATDC nao

se injectas antes do PMS eles nao fez a compressao toda do ar admitido ou seja inflama antes do pistao acabar o tempo de compressao

Mas a intensão é essa, para criar maior pico de pressão.

PS: Se começa a injectar apenas no PMS pouca potência consegues, e apartir de 10º ATDC já não ganhas nada.
 
Last edited:
expliquei mal nao e comecar a injectar no PMH e acabar no PMH

bgd pela correcçao

post corrigido
 
Last edited:
... aquando da compra qualquer cliente procura o mais barato, o maior económico e menos dispendioso na manutenção...
Não estás de certeza a falar do que se passa em Portugal. Ainda que muita gente possa procurar o mais barato, a compra de automóvel em Portugal continua a ser uma questão emotiva e pouco racional.
Já que gostas tanto de percentagens estatísticas, desafio-te a avançares com um numero para qts compradores de carro em Portugal questionam qual será o carro mais econónico (que nos ultimos anos, por via da crise / preço petroleo/ maior consciencia ambiental, penalização fiscal, até admito que possa ter aumentado), e qual o cliente que questiona o preço da manutenção...

E posto tudo o q ja foi dito continuo a perguntar, Então a PKE, que pelo que tenho lido até é uma casa respeitada e com um certo nome, quando apresenta um produto para economia de consumos está a ir contra tudo e a arriscar a descredibilização???
 
Não estás de certeza a falar do que se passa em Portugal. Ainda que muita gente possa procurar o mais barato, a compra de automóvel em Portugal continua a ser uma questão emotiva e pouco racional.
Já que gostas tanto de percentagens estatísticas, desafio-te a avançares com um numero para qts compradores de carro em Portugal questionam qual será o carro mais econónico (que nos ultimos anos, por via da crise / preço petroleo/ maior consciencia ambiental, penalização fiscal, até admito que possa ter aumentado), e qual o cliente que questiona o preço da manutenção...

E posto tudo o q ja foi dito continuo a perguntar, Então a PKE, que pelo que tenho lido até é uma casa respeitada e com um certo nome, quando apresenta um produto para economia de consumos está a ir contra tudo e a arriscar a descredibilização???

porcausa do efeito placebo.. quantas power balance não se venderam?
 
Não estás de certeza a falar do que se passa em Portugal. Ainda que muita gente possa procurar o mais barato, a compra de automóvel em Portugal continua a ser uma questão emotiva e pouco racional.
Já que gostas tanto de percentagens estatísticas, desafio-te a avançares com um numero para qts compradores de carro em Portugal questionam qual será o carro mais econónico (que nos ultimos anos, por via da crise / preço petroleo/ maior consciencia ambiental, penalização fiscal, até admito que possa ter aumentado), e qual o cliente que questiona o preço da manutenção...

E posto tudo o q ja foi dito continuo a perguntar, Então a PKE, que pelo que tenho lido até é uma casa respeitada e com um certo nome, quando apresenta um produto para economia de consumos está a ir contra tudo e a arriscar a descredibilização???

Sem te faltar ao respeito, o teu último parágrafo despertou-me um sorriso! Eheheh!
Se te arranjar um file pack ECO e o file original e medição de ambos. Vais procurar nos regimes onde houve aumento de potência e vais procurar no file se houve ou não incremento de combustível?

Quanto à primeira parte, podes tu ter a certeza que os motores saem do mais eficiente que possam ser jogando sempre com a relação potência/consumo e considerares que um carro potente não é lançado com o melhor consumo para a potência indicada é estares enganado.
 
Eu tecnicamente não percebo nada! daí questionar e não afirmar :).

Mas podes sempre explicar-me, a minha mente está aberta a qualquer opinião desde que fundamentada...
 
Eu tecnicamente não percebo nada! daí questionar e não afirmar :).

Mas podes sempre explicar-me, a minha mente está aberta a qualquer opinião desde que fundamentada...

Mais fundamentado que o que vou dizer, não posso te posso contar:
- tens um Seat Altea TDI cuja marca, e podes tu ter consciência disso, usa como argumento de venda os baixos consumos e ainda para mais na variante Ecomotive. Se a eles lhe interessa a venda para um tipo de cliente que procura algo estilo monovolume de baixo consumo, achas que vão descurar nos principais itens de venda? Não creio
- tens uma empresa de alteração de electrónicas. O típico cliente que procura incrementos de potência traz chatice, porque assume que a partir da altura que reprograma o carro, quase que até um pneu furado gera uma chamada telefónica para essa empresa. E existem cada vez mais empresas ou indivíduos que a título de passatempo ou para amealhar uns trocos faz o mesmo serviço. Só te resta a ti ( inovar e ) procurar outras vertentes. Siga para os pacotes de baixo consumo. Estes clientes dão menos chatice ou nenhuma. Só lá voltam se os carros passarem mesmo a gastar mais, fora isso o material dura o tempo de vida estimado aquando da venda do automóvel e por isso não retornam e com isto passa os clientes chatos para as outras empresas ou em vez de teres 80% de clientes chatos, passas a ter somente metade desses 80%. Depois é tudo uma questão de marketing.
Aposto que, pela assinatura, caíste na armadilha do nº1 em Portugal e te sintas indignado com opiniões contrárias à história que te contaram. Esta é a minha opinião e digo que não é qualquer pessoa que a saber o que faz te baixa o consumo e mantem a potência, quanto mais aumentar a potência com redução de consumo.
 
Mas melhorar o que vem melhorado de fábrica? Eu tenho uma teoria do abaixamento de consumo que é o factor cagaço de quem tem um carro reprogramado e sobretudo quem ja entrou em despesas por abusos que agora pensa duas vezes antes de pisar que passe a alterar o tipo de condução e com isso baixa o consumo. De outra forma não consigo acreditar. Quem são os chiptuners para melhorar seja lá o que for, sabendo que as marcas tentam ao máximo apresentar o melhor consumo possível sendo este um dos pontos principais para as vendas? A maioria nem sabe o que é um motor nem como funciona nem como a gestão electrónica actua e anda com incrementos percentuais ou mesmo que escrevam valores nas células são valores sem um mínimo de cálculo e consciência acerca do que estão a fazer. É estilo mecânico que dá débito mecanicamente numa bomba. Dá uma volta e anda melhor, dá duas voltas ao parafuso e anda melhor mas fuma muito, então tira meia volta e vai lá a tua vida.

Valter, tu para ires, por exemplo a 120Km/H em 5ª a manter velocidade, se quiseres ir em sexta velocidade ( rotação mais reduzida ) tens que conseguir ter nessa rotação a mesma potência que tens em 5ª para continuar a manter a velocidade, ou seja, se estiveres a rolar com 40cv as 2250RPM, tens que ter os mesmos 40cv às 2000RPM. Se antes da repro, à mesma posição de acelerador tinhas 30cv e agora tens 40cv, podes ter a certeza que foi porque te incrementaram aí o combustível para produzir mais potência.
A somar a isto também tens o grande exemplo de ficheiros que são alterados. Quase toda a gente altera de 2/3 de acelerador para diante. Tu para andares devagar nem 1/2 de acelerador usas. Por isso vais a andar "numa zona" onde nem sequer foi alterado.
Existe de facto algumas formas de se reduzir ligeiramente o consumo ao se andar com condução moderada que é conseguir por o combustível necessário no tempo correcto, porque o que sai fora desse tempo é desaproveitado em termos de potência, mas isso nao é para qualquer um e não se resume a aumentar pressão de injecção e encurtar tempo de injecção para uma mesma quantidade e ou andam em testes a ver o consumo entre cada modificaçao ou entao realmente sabem do assunto. E mesmo assim é preciso pesar a ligeira redução de consumo face a desgastes prematuros de sistemas de injecção.

Aumentas a pressão de turbo e baixas o combustível e tens uma geometria mais fechada e a "abafar-te" o motor. Acho que são mais as desvantagens que as vantagens.
Justificações para esse tipo de situação são simples. Filtros novos sejam de combustível e de ar, nota-se logo um melhor desempenho do motor e um consumo mais baixo. O carro do meu Irmão ( BMW 320d ) gastava 8L/100Km em consumo misto. Nunca tinha trocado o filtro de ar. Troquei-o há dias e já rola a 6,5L/100Km. Fez diferença.

Eu prefiro ver as coisas desta forma:
- 99,9% dos chiptuners ou intitulados como tal, modificam parâmetros de 50% ou mais de throttle para diante
- 80% dos chiptuners ou intitulados como tal, desconhecem o funcionamento de um motor
- 95% dos chiptuners ou intitulados como tal, desconhecem um motor em particular onde asseguram reduzir o consumo ao ponto de saberem os regimes mais eficientes para aplicarem os conhecimentos na redução do consumo
- 95% dos chiptuners ou intitulados como tal, nem contas sabem fazer de forma a escreverem conscientemente valores nas células das matrizes ou mapas ou como queiram lá chamar
- qualquer marca de automóvel subsiste das vendas e aquando da compra qualquer cliente procura o mais barato, o maior económico e menos dispendioso na manutenção e gastam milhões a construírem motores e a configurar a sua gestão e os especialistas que desenvolvem a gestão são pagos a peso de ouro e não a €300, €400 ou €500 por cada carro dos 20 ou 30 que alteram por mês. Custa-me a querer que Portugal tenha assim tantos chiptuners capazes destas proezas desperdiçados enfiados em oficinas, habitações ou mesmo na rua debaixo de um telheiro quando poderiam estar sentados num laboratório a ganhar relativamente bem e sem clientes à posteriori a incomodar.
Eu vejo isto desta forma.
Acho que nos últimos 5 anos devo ter feito 300000Km em carros de empresa e modificados e as médias, quando ando em modo de consumo são as mesmas ou superiores quando se aproxima a altura da revisão. Reduções de consumo sempre associei a combustível de melhor qualidade, melhor controlo do acelerador, filtros em condições e bom estado do motor, além de condições externas atmosféricas.
Acredito que encurtando tempo de vida de útil a outros orgãos mecânicos que consigam reduzir muito, mas muito pouco o consumo, mas jogam com outras despesas. Mas também não é para qualquer pessoa. Não são 30 minutos à Benfica que fazem tal proeza. Ou então foi meramente sorte.

Alguém que sabe e não se importa de partilhar conhecimentos, um bem haja ao homem =D>
 
Obrigado, mas é somente a minha opinião. Já lá vai o tempo em que me iludia com tudo o que lia. Mas obrigado na mesma.
 
Obrigado, mas é somente a minha opinião. Já lá vai o tempo em que me iludia com tudo o que lia. Mas obrigado na mesma.
Mas é opinião de quem sabe! Eu como não sei limito-me a ver e a tirar conclusões e quando souber algo é que começo também a opinar, como não sei vou-me limitando a fazer de espectador, afinal o conhecimento só ocupa o espaço da ignorância :p
 
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