Não creio que haja uma linearidade mt grande neste aspecto.
1º se puxar gasta mais. E neste parametro nada a dizer
2º se se tiver a repro so a partir de x rotações e nunca se chegar la o consumo mantém-se. Sem discussões.
3º Respondendo à questão em si não acredito que fique a gastar mt menos. Quanto mais gasta o mesmo. As eventuais variações numa condução cuidada variam certamente mais do conjunto pneus+jantes+gasoleo+estradas do que propriamente da repro.
e vou dar um exemplo muito simples. Os 1.6tdi de 75, 90 e 105 são exactamente iguais em termos de motor e a única coisa que varia são os mapas (repros).
As diferenças de consumo são irrisórias. Isto para não dizer falsas.
Porquê?
Porque o 1.6 de 75 traz jante 14 ou 15 e o de 105 já trás 16 ou 17. Logo, a meu ver este é um caso em que ter mais cavalos não significa gastar mais (num andamento "normal")
Creio que a redução do consumo apenas pode advir de um melhor aproveitamento do material. Este é feito com margens de tolerancia elevados para que possam resistir ao frio da Suécia e ao Calor de Tenerife. Melhorando a combustão para um clima temperado como o nosso creio que se poderá conseguir um ligeiro (mas não relevante volto a referir) baixar do consumo.
1º se puxar gasta mais. E neste parametro nada a dizer
2º se se tiver a repro so a partir de x rotações e nunca se chegar la o consumo mantém-se. Sem discussões.
3º Respondendo à questão em si não acredito que fique a gastar mt menos. Quanto mais gasta o mesmo. As eventuais variações numa condução cuidada variam certamente mais do conjunto pneus+jantes+gasoleo+estradas do que propriamente da repro.
e vou dar um exemplo muito simples. Os 1.6tdi de 75, 90 e 105 são exactamente iguais em termos de motor e a única coisa que varia são os mapas (repros).
As diferenças de consumo são irrisórias. Isto para não dizer falsas.
Porquê?
Porque o 1.6 de 75 traz jante 14 ou 15 e o de 105 já trás 16 ou 17. Logo, a meu ver este é um caso em que ter mais cavalos não significa gastar mais (num andamento "normal")
Creio que a redução do consumo apenas pode advir de um melhor aproveitamento do material. Este é feito com margens de tolerancia elevados para que possam resistir ao frio da Suécia e ao Calor de Tenerife. Melhorando a combustão para um clima temperado como o nosso creio que se poderá conseguir um ligeiro (mas não relevante volto a referir) baixar do consumo.