Sócrates defende Novas Oportunidades e limpa lágri

Só tenho a dar os parabéns ao FRBooster.. é claro que existem muitas pessoas, pouco instruídas, que, no entanto, são extremamente profissionais e capazes e, por outro lado, não faltam licenciados sem quaisquer capacidades para desempenhar o trabalho para o qual estudaram. É de dar um grande valor a pessoas como tu, sem qualquer dúvida. Julgo que o que se estava a dizer relativamente às novas oportunidades é o facilitismo com que se atribui um diploma a muitos que nem sequer têm capacidades para terminar as novas oportunidades.

Pessoas com diploma de iniciação à informática que nem sabem ligar o pc, e coisas do género que já foram faladas cá. Tenho a certeza que nenhuma das pessoas que falou considera que tu não tenhas um grande valor por não teres estudado. Mas dão-te esse valor porque sabes algo, ou porque és bom em algo. Agora deixar tirar o 12º ano a pessoas que pedem aos filhos que lhes façam os trabalho? que do que aprenderam nas novas oportunidades já não sabem nada? isso sim, é criticável e quem estudou arduamente para terminar um 12º geral com boas notas sente-se um pouco desiludido com o sistema de ensino. Este facilitismo só vai fazer que cada vez mais alunos deixem a escola mais cedo, vão trabalhar 2 ou 3 anos, e depois entrem para as novas oportunidades. Para que fazer o 10, 11 e 12º anos a estudar fortemente, se o posso fazer facilmente em muito menos tempo? a realidade é que se a pessoa não for auto-ditata como tu vai sentir muitas dificuldades pois não irá ter bases sólidas.

Epá disseste tudo..
Eu vejo muita gente quem tem hipoteses de estudar e nao aproveitam, isso sim deixa-me lixado..e tenho uma satisfaçao enorme quando alguem que estudou informatica de gestao nivel 4 as vezes me pede ajuda para resolver "Var..If.. helse" e as vezes nem completam as formulas porque nao sabem ainda as funcoes
INTEGER
REAL
DOUBLE PRECISION
COMPLEX
LOGICAL
CHARACTER
Ja para nao falar de especificações adicionais:
DIMENSION
PARAMETER
EXTERNAL
e tem nivel 4..é lixado.. Mas yah, cada um como é!
Ao Der_Kommandant, vamos masé beber um copo fdx.. e puxar cas makinas lolol
 
Gosto mais de beber que programar looooooooooooooooooooooooooooooooooool
Eu só sei a linguagem de programação de Matlab e também aprendi sozinho. Mas julgo que esta é a linguagem mais acessível, os entendidos que se pronunciem lol
 
Razao em certa parte..isto seria um assunto que tinha de ser muito bem analizado.. porque novas oportunidades nao é tirar credito a quem segue o estudo regular..

No meu caso nao se trata de tirar o 12º e ta feito..ja ca canta..nao é nada disso..envolve muito mais..

Para o amigo limiano

Péra lá...Sabes em quantas empresas trabalhei eu? trabalho desd os 15 amigo, pa semana faço 25 anos. basei para um curso profissional das 8:45 as 17h e trabalhava da 00:00 as 7:30 da manha..tinha 15 minutos pa me despaxar o resto era caminho po curso.. Fui operado ao pé, tive de ficar em casa 3 meses sem me mexer e a escola deu me um pontapé no CÚ.. tudo o que sei em termos de trabalho foi suor meu com muita mocada em cima por estar a aprender.. quero que a matematica se f*da.. a matematica nao me ensinou nada..sempre fui mau a matematica por isso e no entanto, sei tenho muitos cunhecimentos de mecatronica, Informatica, programaçao java, SQL, fortran, algol, pascal, Alguma electricidade e nao foi a escola que me ensinou.. nesta ***** toda o mais ironico é que gostava de ser fisiatra e vejo uma oportunidade de o ser agora..Quando passei fome, passei mal, cresci a levar no focinho sem fazer mal a ninguem..e agora tudo o que tenho e sei fazer agradeço ao mercado de trabalho cão que existe neste pais.. que por mais cunhecimento que tenha em materia e pratica nao aceitam ninguem sem um diploma ou um filho da **** de um papel assinado a dizer k tens a ***** de um curso.. Chorei muitos anos, até depressoes tive, nao me venhas dar liçoes de moral so porque nao tive oportunidade de estudar.. Ainda hoje tenho chefes de alguma empresas de jardinagem, gajos que estudaram para tal, clientes da minha ultima empresa que me ligam para lhes fazer projectos de sistemas de rega, onde tenho muito calculo para fazer em termo de caudal de agua, bombas de furo e suas potencias/cv e capacidade em relaçao a profundidade, capacidade de furos, diametros de tubagem, quantidade de material a usar e seus debitos/hora etc etc..
Foi a escola que me ensinou? nao!
Eu nao tive a oportunidade de andar a ter uma mesada dos paisinhos para poder estudar.... mas tive e tenho uma grande mae, que me deu educaçao, incentivou-me, lutou muito por mim, ensinou me muita coisa, nao foi como muitos pais que nao sabem educar os filhos e so lhes sabem dar presentes bons no natal e aniversario. Eu regeitava muita coisa para poder dar aos meus irmaos.. hoje ando de cabeça erguida e bem preparado para o mundo cão..safo-me em qualquer situação porque nao ando de olhos fechados..
Pa faculdade tambem se tem que fazer exames para poder entrar mesmo com novas oportunidades
Peço desculpa o testamento mas a vida é assim, muitos estudam para uma coisa especifica, depois ficam sem trabalho e nao sabem fazer nada, eu sei fazer muita coisa..

Para ti, na ignorançia, morres burro,
Na inocencia, morres culpado
Na ingenuidade, morres usado. mete isso na cabeça..

Se tens oportunidade de subir na vida com as condiçoes necessarias aproveita bem.. é so o que te tenho a dizer, mas nunca pises ninguem por nao ter tido as mesmas oportunidades, podes tar a olhar para alguem com um ordenado melhor que o teu, com mais poder de negocio e com menos estudos que tu migo..
Para mim o assunto morre aqui . .

Lolol .. é a vida.. cada um com sua.. se a minha não influencia a tua não critiques :D

Falas muito mas sabes pouco de mim

nunca tive mesada do papa ou da mama

sempre ajudei os meus pais nas ferias

sempre comprei as minhas coisas com os meus €€

tirei um cursso profissional e muito do que aprende foi na internet em pesquisas e por muita curiosidade que tinha sei alguma coisa de eletricidade porque trabalhei 2 anos e meio em automatismos e fui la que aprendi certas coisas d eletrotécnica a mesma coisa

não foi para uni porque para isso tem que se ter dinheiro e foi trabalhar tive que faltar um dia para ir fazer a apresentação da PAP

se calhar hoje mais vali ter saido da escola no 9 ano ir trabalhar ( hoje se calhar ja tinha mais dinheiro para poder ir viver sozinho ) e fazia o 12º nas novas coisa e pronto vamos para a frente

é tudo muito bonito mas na realidade é o que se vê


PS: tambem conheço pessoas que fazem o trabalho portfólio para isso das novas oportunidades
sao pessoas que recebem x por fazer isso

depois bata ler isso um bocado e la vais fazer a apresentação e pronto 12º ta feito
 
Last edited:
Sem querer ofender ninguém:

A Ministra da Educação foi convidada para participar num piquenique em sua honra, oferecido pelos alunos que passaram o 9º ano.

Quando chegou ao local, estranhou ver um monte enorme de sacos cheios de um pó branco.

Dirigiu-se ao rapaz que estava a preparar o churrasco e perguntou:

- O que é que está dentro daqueles sacos?

- É cal, senhora ministra.

- Cal? Mas para quê?

- Eu também não percebi, senhora ministra mas as ordens que recebi foi de comprar 102 sacos de cal!

Intrigada, a Ministra dirigiu-se ao responsável pelo piquenique (um antigo seu aluno que conseguiu evoluir tirando uma especilização no Programa das Novas Oportunidades) e perguntou-lhe o que é que pretendia fazer com tanta cal.

Esse seu antigo aluno, espantadíssimo, comentou que não tinha encomendado cal nenhuma.

Foram os dois ter com o rapaz que fizera as compras para esclarecerem o assunto.

- Olha lá, quem é que te mandou comprar estes sacos de cal?

- Foste tu, pá! Agora não te lembras? Ainda tenho aqui o papel que escreveste.

E exibiu a lista enorme de compras que lhe tinha sido dada.

O antigo aluno mirou, tornou a mirar e disse:

- Eh pá… mas tu és mesmo burro! Não vês que me esqueci de pôr a cedilha? O que eu queria dizer era Çal! E não era 102 sacos mas sim 1 ó 2!
 
Dava-me agora jeito fazer uma licenciatura num ano, ou até mesmo um mestrado em 3 semestres, ah, eu tenho muita experiência laboral na área pretendida, juro...
 
[FCS]alfamax;1564208 disse:
Há mais gente licenciado desempregado do que pessoas com a 4ª classe...

x2...

Tudo estuda agora, no futuro quero ver onde vamos ter pedreiros, madeireiros, agricultores, pescadores todas estas profissoes fazem falta mas nimguem as quer agora
 
nunca frequentei o curso das novas opurtunidades... por isso nao posso falar por experiencia propria!
Mas a partir do momento que pessoas que tiraram o 9ª ano a fazer perimetros e areas eu fiquei chocado... perimetros e areas para uma pessoa que tira o 9º ano, acho isso uma PALHAÇADA autentica... eu 3 anos pa tirar o 12º com +- 6 horas por dia, 5 dias por semana, mais exames nacionais e nas novas opurtunidades tiras o 12º em 4,5 meses com 4 a 5 horas por dia 2 vezes por semana... pf
 
Bem eu fui para um curso em 2005 profissional, e não acabei por causa de fisico quimica... não pescava nada daqui, numeros, não são comigo...
não acabei o curso, fui trabalhar para uma empresa, em que tive lá 3 meses até ir para a ford, onde neste momento estou super bem, todos os dias mexo com numero, objectivo, programas informaticos e mecanica, já que era o curso que estava a tirar... resumindo, não precisei do curso para me desenrascar, fui para a ford nem sabia o que era uma vela... para mim um carro ponha-se gasoleo e ele andava...

a 2 anos inscrevi-me nas novas oportunidades para acabar o 12ano, em que fui lá 3x e para tirar o 12 ano bastava escrever a historia da minha vida e em 3 meses iria nas aulas que eram 2 horas por semana alterar o texto, e no final apresentava a um juri, a minha vida... "cusquises é o que acho"... desisti... não era aquilo que pensava ser...

a dias decidi procurar acabar o 12 a noite, onde descubri por ter desistido desta palhaçada fiquei com matriculas em qualquer escola bloquiada. queria tirar uma formação numa escola profissional a noite, tambem nao posso... até agosto desde ano, é quando acaba a minha suspenção...

ganda treta... agora anda tudo com 12 ano por ter feito uma autobiografia da vida dele... porra
 
as novas oportunidades sao espetaculares.... para aqueles q n kerem trabalhar... e kerem ganhar uns trocos...
é optimo ver optimos alunos no ensino corrente a terem q desistir dos estudos, devido a falta de dinheiro...
e ver uma cambada de GANDULOS mamarem balurdios pa andarem a coçar a micose...
é isto q é bonito em portugal.. é uma optima maneira para ganharem votos... hj em dia sao mais akeles q n kerem trabalhar q os q fazem um pouco pla vida... por isso a Vitoria tá garantida...
 
[FCS]alfamax;1564208 disse:
Há mais gente licenciado desempregado do que pessoas com a 4ª classe...
Isso é facil de saber pq... ora bem, o estudante universitario está 10 anos pa fazer um curso de 3 anos.. nesses anos é burraxeira dia sim, dia sim... depois é uma alegria por os desgraçados dos caloiros a comer lama e as caloiras a dizer "levo no pito 10x ao dia"( ate mete nojo passar em frente á Universidade do Minho em braga e dizer "estam ali os nossos futuros doutores")... ao fim dos 10 anos la acabam o curso pq td a gestam tao fartos de os ver lá... e no fim trabalhar ké bom ningm gosta.... é melhor n fazer nada e pdir o rendimento minimo pq tao a tomar conta da avozinha q esta acamada... 2 anos depois ela falece e eles só sabem passado um mês...
espetacular....
 
[FCS]alfamax;1564208 disse:
Há mais gente licenciado desempregado do que pessoas com a 4ª classe...

Porque Alfa? so estudaram para um proposito e nao sabem fazer mais nada lolol..logo tem de esperar para arranjar algu na area para que estudaram..o que é bem, marraram para isso...mas limitam se a tar sentados do tipo..eu estudei para "aquilo" e so vou fazer isso e ponto final..cunheco tantos lolol
Mas tambem para arranjar bules ta lixado..eu sei..
 
Isso é facil de saber pq... ora bem, o estudante universitario está 10 anos pa fazer um curso de 3 anos.. nesses anos é burraxeira dia sim, dia sim... depois é uma alegria por os desgraçados dos caloiros a comer lama e as caloiras a dizer "levo no pito 10x ao dia"( ate mete nojo passar em frente á Universidade do Minho em braga e dizer "estam ali os nossos futuros doutores")... ao fim dos 10 anos la acabam o curso pq td a gestam tao fartos de os ver lá... e no fim trabalhar ké bom ningm gosta.... é melhor n fazer nada e pdir o rendimento minimo pq tao a tomar conta da avozinha q esta acamada... 2 anos depois ela falece e eles só sabem passado um mês...
espetacular....

Mentira nao é nenhuma..
 
as novas oportunidades sao espetaculares.... para aqueles q n kerem trabalhar... e kerem ganhar uns trocos...
é optimo ver optimos alunos no ensino corrente a terem q desistir dos estudos, devido a falta de dinheiro...
e ver uma cambada de GANDULOS mamarem balurdios pa andarem a coçar a micose...
é isto q é bonito em portugal.. é uma optima maneira para ganharem votos... hj em dia sao mais akeles q n kerem trabalhar q os q fazem um pouco pla vida... por isso a Vitoria tá garantida...


votos meus nao ganha de certeza.. nao vou votar nele so por causa das novas oportunidade..ha muita coisa para alem disso..
 
Ando a fazer aquela treta do RVCC, acho que é muito fraco.
Tenho o 12º ano incompleto (fui burro e estupido de não ter aproveitado) tenho emprego que me dá alguma confiança para o futuro mas gostava de ir mais além (pois foi-me proposta uma possivel promoção), devido á minha falta de tempo actual optei por tentar ter um papel com o 12º para poder tentar tirar uma formação especifica de nivel 3, tendo o 12 é mais facil.

Desmotiva muito a maneira como a o processo é feito (historia de vida e o caneco), ainda por cima depois de já ter frequentado o Secundario.
Quando andava no liceu não aproveitei, tive oportunidade para sair e ir trabalhar para um sitio seguro (onde ainda estou) a fazer um trabalho desafiante e a ganhar acima da media, será que fiz bem? não sei, mas o que é certo é que tenho muitos amigos meus licenciados que andam aos caidos sem emprego e outros que tem emprego mas que são altamente explorados e a ganhar muito mal.

Novas Oportunidades é uma treta? é sim mas passam um papel lol
 
Sem querer ofender ninguém:

A Ministra da Educação foi convidada para participar num piquenique em sua honra, oferecido pelos alunos que passaram o 9º ano.

Quando chegou ao local, estranhou ver um monte enorme de sacos cheios de um pó branco

Dirigiu-se ao rapaz que estava a preparar o churrasco e perguntou:

- O que é que está dentro daqueles sacos?

- É cal, senhora ministra.

- Cal? Mas para quê?

- Eu também não percebi, senhora ministra mas as ordens que recebi foi de comprar 102 sacos de cal!

Intrigada, a Ministra dirigiu-se ao responsável pelo piquenique (um antigo seu aluno que conseguiu evoluir tirando uma especilização no Programa das Novas Oportunidades) e perguntou-lhe o que é que pretendia fazer com tanta cal.

Esse seu antigo aluno, espantadíssimo, comentou que não tinha encomendado cal nenhuma.

Foram os dois ter com o rapaz que fizera as compras para esclarecerem o assunto.

- Olha lá, quem é que te mandou comprar estes sacos de cal?

- Foste tu, pá! Agora não te lembras? Ainda tenho aqui o papel que escreveste.

E exibiu a lista enorme de compras que lhe tinha sido dada.

O antigo aluno mirou, tornou a mirar e disse:

- Eh pá… mas tu és mesmo burro! Não vês que me esqueci de pôr a cedilha? O que eu queria dizer era Çal! E não era 102 sacos mas sim 1 ó 2!

mega lol
 
[FCS]alfamax;1564208 disse:
Há mais gente licenciado desempregado do que pessoas com a 4ª classe...

x2

e digo mais

a muita mais gente competente na sua area sem estudos , que os que teem muitos estudos e nelhuma pratica ..

na minha profissao entao , ninguem da valor ao que estudaste , a 1 pergunta e teem experiencia ? ja trabalhou onde ?
e isto nao acontece so na minha area ..
 
Back
Top