com a folga certa não têm nada de ter mais desgaste, até porque as tuches hidráulicas também têm força enquanto não ficam entupidas e enquanto as molas das mesmas funcionam correctamente. não faz sentido nenhum o desgaste ser maior com tuches mecânicas relativamente às hidráulicas se for tudo montado com as folgas correctas. já com uma folga bastante menor o desgaste obviamente que existirá. com uma folga maior (mas não muito) garantes mais fiabilidade. neste caso, em vez de se por uma folga de 0,15mm na admissão e 0,25mm no escape, se a folga for 0,20mm de admissão e 0,30mm de escape a fiabilidade em termos de desgaste aumenta. mas o power não...
um motor com tuches mecânicas não necessita de um óleo tão bom como um que use tuches hidráulicas. o que tenho reparado por aqui é que quando fazem a alteração de hidráulicas para mecânicas aproveitam para comprar um óleo mais barato (15w40). Isso sim é um erro pois é um óleo mais grosso e com menos viscosidade, logo não protege os componentes da mesma forma que um óleo melhor, provocando um desgaste prematuro nas peças internas do motor, consequentemente na cam. O meu 1.9D pode levar, segundo a vw, um óleo 15w40 com a norma vw505.00. já usei esse óleo no passado, mesmo com tuches hidráulicas. segundo os "entendidos" que dizem que com as tuches mecânicas pode usar um óleo mais grosso e pior, eu fui contra essa ideia e estou a usar total quartz 5w40 no 1.9D... tem melhor viscosidade do que qualquer 15w40. aliás, nota-se bem no trabalhar do motor que é muito mais sereno do que um que usa 15w40. desgaste na cam não tenho e a carrinha não tem corte de rotação... chega a dar mais de 5500rpm (não posso precisar a rotação correcta porque não tem escala a partir das 5500rpm, mas já dei rotação alta que deve rondar as 7000rpm). tudo depende da manutenção: mudar óleo e filtro de óleo na altura exacta, usar um bom óleo e inspeccionar periodicamente o nível de óleo.
jpcf, uma embraiagem mesmo que se pague bem, não a irás trocar apenas uma vez se fizeres muitos km... se for um carro para trocar por outro mais tarde acredito que a tua frase seja adequada