"A electroválvula de controlo (AMAL): comporta-se como una “chave de acesso” que deixa passar mais ou menos pressão até à válvula wastegate. Esta é comandada pela ECU (unidade de controlo) que mediante impulsos eléctricos provoca a sua abertura ou fecho. Quando o motor gira a baixas e médias rotações, a electroválvula de controlo deixa passar a pressão que há no colector de admissão através da sua entrada (1) até à saída (2) e directamente até à válvula wastegate, cuja membrana é empurrada para provocar a sua abertura, mas isto não se terá efeito até que a pressão de sopro do turbo seja suficiente para vencer a força da mola. Quando as rotações do motor são altas a pressão que chega à válvula wastegate é muito alta, o suficiente para vencer a força da sua mola e abrir a válvula para derivar os gases de escape pelo bypass (baixa a pressão de sopro do turbo). "
Nesta parte do texto, diz que a n75 deixa passar pressão!!!
Então mas o que chega á wastegate é pressão ou vacuo?
Isto é que me esta a deixar confuso...
Boas amigo!
Estás a confundir dois tipos de aplicações.., ou seja:
Podes aplicar um turbo, com GV, a trabalhar por vácuo ou por pressão..!!
Trabalhando por vácuo, a geometria está normalmente aberta,mas por acção da N75 que faz uma gestão do vácuo que chega à wastgate, com o carro ao relantim, temos a geometria fechada, e vai abrindo com a subida da rotação, mas sempre controlada pelo que está estipulado no mapa da geometria!!
Trabalhando por pressão, a geometria está normalmente fechada,e o que a faz abrir, é a própria pressão de turbo, criada na zona da compressora, ou na tubagem de intercooler, ou seja, é ligado um tubinho à wastgate, que vem directamente do caracol da compressora, ou algo com o mesmo efeito, e assim sendo, conforme a pressão vai subindo, a pressão vai empurrando o diafragma da wastgate, o que faz com que a geometria abra progressivamente, conseguindo assim estabilizar a pressão para a qual foi calibrada a wastgate..!!
Esta segunda forma de aplicação, é normalmente usada nos turbos sem geometria, ou seja, que usam uma comporta no escape do turbo, para escoar os gases sem estes passarem pela turbina.., conseguindo assim baixar a rotação do turbo, e consequentemente controlar a pressão...!!
O pessoal que usa as "torneiras", tem como finalidade "atrasar" a abertura desta comporta, fazendo assim com que a pressão suba mais rápido...!
Espero que esteja mais ou menos perceptivel a minha explicação..., procurem videos no youtube, há muita coisa por lá!
Abraço