Pessoal, apesa de ser um fórum de ibizas há certos assuntos que devemos ponderar as respostas antes de as meter. Houve aki comentários que feriram muita gente boa e como é óbvil, houve resposta a altura.
Quanto ao rapaz da MB nem tinha visto a tua assinatura, a única coisa que fiz foi comentar o teu comentário... a realidade do país foge dakilo que pensas, no meu caso não tenho empresa aberta e não sou obrigado a abrir, tenho o portão fechado e até posso carregar isto aki de material até o tecto, tenho facturas do que comprei, paguei o IVA desse material e a partir daí o estado nada tem a ver. Se todos as oficinas, muitas delas micro empresas forem facturar tudo o que se passa podes ter a certeza de que não duravam meses, quanto mais anos. Agora imagina o efeito disso, pessoas pra rua pq o patrão não tem condições para o suportar na empresa, é o que está a acontecer. A carga fiscal é tão grande nesse momento que temos de fazer "ginástica" com tudo o que entra e sai, é triste dizer isso mas é a realidade, e essa realidade foi o próprio estado quem a fez.
Quanto ao ouro em reserva, portugal já teve perto de 900 toneladas, vendeu mais da metade para pagar dívidas, o Salazar com a sua mentalidade de não gastar atrazou o pais em mais de 20 anos, em compensação o actual governo está a esbanjar dinheiro que não tem. As quase 400 toneladas de ouro que tem em reserva daria para pagar apenas 8,9% da dívida pública, por isso não ajudaria em nada. Portugal tem de manter uma reserva de ouro por vários motivos de banca como taxas de juros, credibilidade em emprestimos, etc ,etc .. está cotado em uS$1000 a onça, mas especula-se que chegue a us$2000 em pouco tempo, é um bom investimento até pq a taxa de risco nesse momento é 0% .Por isso há muitos motivos para não o vender, seria como teres de sacar todo o teu dinheiro de uma conta poupança ou PPR para pagar as tuas contas, vendes, pagas uma pequena porcentagem e ficas sem nada, depois precisas de um empréstimo e não te dao pq não tens garantias para dar, ou seja, ficas na miséria.
Na minha opinião o estado poderia esperar o ouro atingir o pico dos us$2000 e vender uma porcentagem, com uma "parte" desse dinheiro investir estratégicamente, tipo em energias renováveis ou qq outro investimento que nos daria retorno a médio e longo prazo. Com a outra parte do dinheiro podia esperar o ouro abaixar, que é quando se faz o "cliclo" e que pode chegar a menos de us$1000 . Compra-se mais e guarda novamente até atingir um pico... a matemática é certa e garantida, mas parece que é mais fácil aumentar os impostos e tirar benefícios.
Grande abraço e desculpa aí qq comentário da minha parte ... ;-)