Amigo, eu tinha um Ibiza 6L manco e agora tenho um GTC CDTI de 150cv.
A minha opinião é: Entre o GTC e o C4, o GTC de longe, mas nunca o 1.3 CDTI, é impressionante a anemia do carro, o carro nem anda mal, o problema é que é muito amorfo enquanto não há turbo, a andar em cidade é desesperante mesmo, para ter um GTC 1.3 CDTI, prefiro um 6L manco AMF que puxa mais em todas as situações, eu fiz um comparativo com um amigo meu, ele num GTC Comercial 1.3 CDTI e eu no meu 6L 1.4 TDI PD75cv Stock de 5 lugares, a sair de 2ª até quase aos 200km/h (a meio do comparativo apareceu uma descida gigante
) e até aos 80km/h o Astra aguenta-se, assim que metemos 3ª o Ibiza desaparece para a frente e depois vai sempre a dar 1 carro/1 carro e meio de distância, pensava que o Astra me ia agarrar em ponta, mas aquele motor não tem mesmo "fulgor" para o peso do carro, o Ibiza por causa da caixa curta, a descer, continua a ganhar velocidade e rotação, o Astra devido à caixa extremamente longa, em 6ª não fazia nada, ia só a usar o meu cone, claro que se a descida se prolongasse o Astra ia acabar por me passar porque o Ibiza já não tinha mais caixa (4600rpm).
Resumindo, em termos de motor venha de lá o TDI manco.
Agora em termos de carro, o Astra é um carro muito, mas muito superior, só em termos de isolamentos, ruídos, etc, etc é do dia para a noite, estabilidade em AE incomparável, é um carro do segmento acima e isso diz tudo. Ah e capacidade de curva é da noite para o dia.
O C4 não conheço, mas o 1.6 HDi é um motor muito fiável, já passou por minha casa um 308 1.6 HDi 110cv da empresa do meu pai, fez 200 mil kms em 4 anos sem grandes queixas, meter gasóleo e andar. Um colega meu tem um C4 desses com 200 mil kms e também nunca teve problemas. Mas em termos de carro acho-o um bocado "plastificado".
O Golf V só andei num 1.4 TSI de 140cv e é um carro muito polivalente, talvez de todas as escolhas, o mais equilibrado, estive quase quase para comprar um, o problema é que ainda sou novo, e queria alguns mimos meio desportivos que o GTC possui.
Resumindo, desses todos, a minha escolha seria um Golf V ou um GTC, MAS nunca o 1.3 CDTI, tentaria sempre encontrar um 1.7 CDTI, quem pensa que "Ah são só mais 10cv face ao 1.3", a diferença é enorme, mas enorme.
No que toca à fiabilidade, o GTC é um carro com as suas manhas, especialmente o 1.9 CDTI, colectores de admissão, alternadores e volantes do motor são o calcanhar de aquiles deste modelo. O 1.3 CDTI não tem grandes problemas a registar, o 1.7 penso ser, teoricamente, o mais fiável de todos devido à sua origem ISUZU.