comercial OFF; 5 lugares ON

Se a malta da alfândega quiser seguir à letra o que vem na lei, que remédio tens se não fazer a IPO-B. É que a lei é esclarecedora: COC ou na falta deste IPO-B!
O que acontece é que por vezes eles aceitam a papelada da marca, que há luz da lei, não vale de nada!
No meu caso, como quem tratou da papelada foi o representante da marca, sempre deve ter outro "peso" na relação com a alfândega, que não tem uma pessoa individual!

Agora disses-te tudo, no meu caso foi assim, ou COC ou IPO B ;)
 
pois oh wifi não sei, a unica pergunta que fiz ao rapaz que tratou de tudo foi se o carro teria de ir fazer alguma inspeçao ele respondeu me que nao logo presumo que o meu carro tem de ter o COC
 
pois oh wifi não sei, a unica pergunta que fiz ao rapaz que tratou de tudo foi se o carro teria de ir fazer alguma inspeçao ele respondeu me que nao logo presumo que o meu carro tem de ter o COC

Se o carro comercial foi comprado novo em PT, não tem COC garantidamente!
A marca passa um papel que refere que o carro emite XYZg/km, que segundo a lei não vale nada. Mas, com sorte e apanhando a pessoa certa e bem disposta do outro lado da secretária, poderá bastar esse papel :D
 
pois olha wifi o que e certo e que a empresa que me tratou da transformaçao do carro consegui tudo num espaço de uma semana e meia a unica coisa que fiz foi apresentar a dita fatura de montagem de bancos e depois pagar o valor de toda a transformaçao e o que e certo e que o livrete já ca está a uma semana
 
pessoal e assim em primeiro lugar o carro nem vai fazer a inspeçao B como toda a gente pensa porque a minha primeira pergunta foi logo essa e disseram que nao iam tanto que nao foi.
nao malheiro tas enganado os 888 ja sao com iva incluido
o valor de alfandega foi 700 e tal mais 100 e tal de iva
eu paguei de todo o processo do meu carro que e de 2007
1.210€

apartir de 2007 ja não faz ipo B(dito pela seat e pela alfandega), e como ja disseram, se na alfandega embirrarem o papel da ipo B mamam com ela que até estala..

Eu ja fiz a legalização a um 6L de 2005 1.9 tdi 130cv, e sim levei com agravamento por causa do CO2 , senão também pagava so 800 euros ja com iva caso tivesse FAP = menos CO2 para atmosfera = não agravamento na taxa a pagar!

Não tiro a razão a ninguém, nem duvido de ninguém mas comigo foi assim.
O meu carro tem COC, liguei para a Seat portugal, fiz a mulher da alfandega falar com o director não sei das quantas da seat e a resposta que ele me deu foi "Se a alfandega exige IPO B, não posso fazer nada!! Pumba, arrota com a IPO B lol!

"2nda feira coloco aqui todos os papeis scaneados, incluindo os valores, toda a gente diz que isto e aquilo mas aqui ainda ninguém viu mostrar papeis.
É para ajudar eu coloco aqui os papeis!

O Nº de homologação de Ligeiro comercial é um
O Nº de homologação de ligeiro de passageiros (Passado pela seat)é outro e só é valido se Existir COC

No meu livrete vinha "Ligeiro comercial" - Logo para "Ligeiro de passageiros" é alteração de características = IPO B

Depois coloco aqui os papeis e os passos para cada 1
 
Last edited:
FRBooster já tens os papeis? Eu tou tentado a fazer isso no meu cansado de 2003 :\
Se leres as últimas páginas deste tópico encontras o passo a passo a seguir para fazeres a conversão do teu carro.
Os papeis que qualquer um dos que já fez a transformação (eu incluído), aqui colocar de nada te servem, porque estão directamente ligados ao chassi/matrícula do carro de cada um.
Se leres com atenção, vais verificar que existiram várias formas de legalizar a conversão. Muito por culpa dos sr. da Alfândega que vão fazendo interpretações da lei, à sua maneira!
 
Last edited:
Boas,

Alguém me pode ajudar?

Quero converter o meu ibiza FR 2005 6L de comercial para 5 lugares.

Preciso de saber os preços (acentos + cintos) e quanto terei de pagar pela alteração.

Obrigado !
 
Boas,

Alguém me pode ajudar?

Quero converter o meu ibiza FR 2005 6L de comercial para 5 lugares.

Preciso de saber os preços (acentos + cintos) e quanto terei de pagar pela alteração.

Obrigado !

Basta leres a última meia dúzia de páginas deste tópico que tens as informações todas que necessitas.

O preço dos bancos e cintos é variável. Procura nos sites de vendas online ou nas sucatas.
 
Boas,

Estou neste momento a fazer a alteração de 2 para 5 lugares de um ibiza 6L FR de setembro de 2005 e o despachante diz que o o valor de Co2 é de 143, é verdade?
 
Mas eu não fiz qualquer tipo de medição, eles disseram logo que era 143.

Sim, a mim também me mandaram uma carta com o valor de co2 de 139g/km ;)

Durante o tempo de vida do 6L, houve alterações no motor, na caixa, etc. e isso fez variar os CO2.
O meu por exemplo veio declarado 136g/km.

Sim, mas por exemplo... o meu é um ibiza 1.9 tdi fr de 12/2006 e aqui o nosso amigo RuiMCF tem um ibiza igual de inícios de 2007 e a seat deu valores diferentes de co2, mesmo tendo a mesma referência de motor e caixa, portanto cada caso é caso...
 
Sim, a mim também me mandaram uma carta com o valor de co2 de 139g/km ;)



Sim, mas por exemplo... o meu é um ibiza 1.9 tdi fr de 12/2006 e aqui o nosso amigo RuiMCF tem um ibiza igual de inícios de 2007 e a seat deu valores diferentes de co2, mesmo tendo a mesma referência de motor e caixa, portanto cada caso é caso...

Se calhar é melhor mandarem o pedido com uma foto da dona lol, não dá para perceber bem isso. mas nas rodas é a mesma coisa, carros iguais deixam meter medidas diferentes...
 
Back
Top