Tenho ideia que isto dos TSI varia com os cavalos da versão e idade.
Um amigo meu comprou um Golf V 1.4 TSI de 140cv logo em 2006, dos primeiros TSI's, o carro até hoje já deu um ou outro problema (tem 70 mil kms), acho que uma vez o compressor estragou-se e outra foi qualquer coisa com um cilindro.
Já histórias de Golf V 1.4 TSI de 170cv (+ potente) conheço-as às paletes, o 170cv é muito mais problemático que o de 140cv... Especialmente primeiras unidades.
Depois os Sciroccos TSI 160cv, também já li uns, inclusivé uma unidade que já vai no 3º (sim, terceiro) motor e acho que é uma unidade nacional, vi no SciroccoClubePT!
Depois tem-se casos de sucesso, como 1.4 TSI de 122/125cv que sairam nos Leons e Golfs, nunca ouvi nada destes motores e inclusivé uma entidade Espanhola fez mais de 100 mil kms com o Golf VI 1.4 TSI de 122cv c/DSG e o carro apenas... Estragou a DSG ao fim de mais de 100 mil kms. Foi um teste excelente onde rodaram o 1.4 TSI desde Marrocos até à Noruega, desde Espanha à Sérvia, entre outros pormenores.
Depois há os casos de TSIs já maduros, como 140cv de 2008, ou 170cv de 2008 que não se ouve nada.