Acho que aqui a grande confusão é algumas pessoas não compreenderem a diferença, entre um otto, e um diesel... o otto aquece bem rapido em idle, devido ao principio basico de funcionamento do mesmo(explosão), o tipo de combustivel, e a relação de ar/combustivel, que por norma em idle é pobre, logo resulta numa temperatura gases alta, daí aquecer rapido, e como muitos dizem, antigamente no manual do utilizador, dizia para esperar um tempo com o motor ao relanti antes de arrancar, entre outros motivos, o primeiro que me lembro é precisamente a maioria ser de motor otto, e segundo porque o que media essa mesma relação de ar/combustivel era o carburador, ora se num carro a gasosa, e especialmente num dia bem frio, o pessoal pensa que é so dar a chave e andar, é capaz de não andar muito bem, anda aos soluços, e uns rateres, alguns deles vindo do proprio carburador, se o tivessem sem filtro para ver. estes carros tinham algo que que se chama CHOKE ( ca costumam chamar de AR, ...."puxa o ar antes de ligar"...), um manual que se tem de puxar para o motor pegar melhor a frio, e que se vai "baixando" conforme aquece ate atingir a temperatura ideal, embora a maioria dos carburadores tenham autochoke. mas nunca, consegue corrigir como as modernas ECU, dai hoje em dia, diz para comecar logo a andar, que alem da ecu fazer bem o seu trabalho, e corrigir isso tudo atraves de uma boa quantidade de sensores, o motor aquece mais depressa, de forma bem mais eficaz, polui menos, perde-se menos tempo, a pressao de oleo sobe com as rotaçoes, o oleo aquece mais depressa, isto falando de andamento normal e comedido, com bom oleo e um motor moderno.
num motor diesel ha muita coisa que é o oposto, a começar pela temperatura resultante da queima da mistura ar/combustivel e da sua proporção, num motor diesel, quanto menos combustivel, menos temperatura de gases, menos aquece, ao relanti, a mistura usa muito pouco combustivel, logo um motor a diesel ao relanti, demora uma eternidade para aquecer, e na minha opinião ha um desgaste muito maior do motor, especialmente nas partes altas do motor ( como por exemplo a nossa amiga arvore de cames, que no caso dos motor PD, é pior ainda, ate a quente, ao relanti elas gastam :rir: devido a baixa pressao de oleo ) o oleo frio nao flui tao rapido quanto devia, para os sitios que devia. e claro a temperatura nao é ideal, as propriedades nao sao as ideais, dai ser preferivel, deixar apenas alguns segundos, mas não minutos prepositadamente e comecar a andar normalmente, sem carga, nem rotação exagerada. mas isto não e tudo assim linear, ha muita variavel e jogo, o clima, a qualidade do oleo, bombas, termostatos, e nao vale a pena continuar.
bem, isto ha muitas teorias e estamos a falar de motores nao alterados... que ai pode haver muita coisa diferente. e ha situações que se invertem vai-se la saber porque...
em relacao ao turbo, a frio, ele agradeve que lhe chegue pressao de oleo o mais depressa possivel, a quente depois de vir a puxar pelo menimo, ele suplica arrefecimento, e que outras importantes propriedades dos oleos, o protejam. a realidade que se ve por ai, é o pessoal vir a abrasar na autoestrada, e ao parar numa estacao de servico ainda o carro nao parou, ja o motor vai desligado... das duas uma, ou têm carros que possuem radiador de oleo, ou fritam muito oleo, que depois sai do turbo com as propriedades quase nulas e voltam po motor, e em alguns casos ( depende do oleo) aos poucos vao tambem intupindo o core do turbo com Carvao, do oleo carbonizado e deppois lubrificação ja era... e daqui a pouco escrevo um livro...
amanha continuo...:shock: