Explicação para: "Descansar o Turbo"

Os turbos pequenos não costumam fazer mais boost que os grandes?
Pk já ouvi dizer que o turbo pequeno é de "alta pressão" e o grande baixa pressão, e se pensarem o um turbo grande com menos boost faz o mesmo caudal que um pequeno com alto boost, dps o escape grande do turbo grande faz com que tenha pulmão em altas.

Posso estar a dizer uma asneira mas é o que eu axo / ouvi.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 4 Beta
 
se o turbo e maior consegue movimentar mais massa de ar que um turbo pequeno, um turbo grande e um turbo pequeno ambos a 1.8bars qual o que tem melhor performance?
 
se o turbo e maior consegue movimentar mais massa de ar que um turbo pequeno, um turbo grande e um turbo pequeno ambos a 1.8bars qual o que tem melhor performance?

O grande, mas tu não consegues que os dois façam o mesmo boost pk um tipo para 200cv no pequeno fazes tipo 1.7 no grande com o mesma potência faz 1.4 e caudal de ar poderá ser bem o mesmo não? Pk o caudal do grande será sp maior estando os dois a fazer o mesmo boost. Ou seja vai obrigar o pequeno a fazer sp mais boost, não sei se me fiz entender?!

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 4 Beta
 
mais ou menos

mas se vires o video vez que eles utilizao o pequeno para altas penso que seja uma questao de fiabilidade para o motor ate pode ficar com a mesma pressao mas menos massa de ar
 
Digam a um amigo para abrasar um pouco com o carro, parar ao pé de vocês e desligar logo o carro! estejam atentos e vão ouvir o oleo fritar no veio do turbo.


qt a estarem com o carro ao relanti de manha só concordo em dias de inverno muito frio pq aí o oleo vai estar muito espesso e ñ é bom para nenhum dos componentes do motor! muito menos para o maricas do turbo! (mas tb ñ é para estarem meia hora com o carro a trabalhar).
 
ñ é preciso muito!

basta abrasares bem com o carro, parar, desligar e ouve-se muito bem a dilatação do metal e o oleo a queimar!!

Quando tinha o crx e até agora na mota yamaha thunderace quando desligo depois de puxar ouve-se estalos do motor durante uns segundos. É isso que te referes?
 
é tipo isso!

mas em carros com turbo para além desse barulho (q tb já cheguei a ouvir em carros meus), ouve-se o oleo a queimar no veio do turbo!

mas é preciso puxar por aquilo á bruta de maneira a aquecer bem o bicho!
 
Acho que aqui a grande confusão é algumas pessoas não compreenderem a diferença, entre um otto, e um diesel... o otto aquece bem rapido em idle, devido ao principio basico de funcionamento do mesmo(explosão), o tipo de combustivel, e a relação de ar/combustivel, que por norma em idle é pobre, logo resulta numa temperatura gases alta, daí aquecer rapido, e como muitos dizem, antigamente no manual do utilizador, dizia para esperar um tempo com o motor ao relanti antes de arrancar, entre outros motivos, o primeiro que me lembro é precisamente a maioria ser de motor otto, e segundo porque o que media essa mesma relação de ar/combustivel era o carburador, ora se num carro a gasosa, e especialmente num dia bem frio, o pessoal pensa que é so dar a chave e andar, é capaz de não andar muito bem, anda aos soluços, e uns rateres, alguns deles vindo do proprio carburador, se o tivessem sem filtro para ver. estes carros tinham algo que que se chama CHOKE ( ca costumam chamar de AR, ...."puxa o ar antes de ligar"...), um manual que se tem de puxar para o motor pegar melhor a frio, e que se vai "baixando" conforme aquece ate atingir a temperatura ideal, embora a maioria dos carburadores tenham autochoke. mas nunca, consegue corrigir como as modernas ECU, dai hoje em dia, diz para comecar logo a andar, que alem da ecu fazer bem o seu trabalho, e corrigir isso tudo atraves de uma boa quantidade de sensores, o motor aquece mais depressa, de forma bem mais eficaz, polui menos, perde-se menos tempo, a pressao de oleo sobe com as rotaçoes, o oleo aquece mais depressa, isto falando de andamento normal e comedido, com bom oleo e um motor moderno.
num motor diesel ha muita coisa que é o oposto, a começar pela temperatura resultante da queima da mistura ar/combustivel e da sua proporção, num motor diesel, quanto menos combustivel, menos temperatura de gases, menos aquece, ao relanti, a mistura usa muito pouco combustivel, logo um motor a diesel ao relanti, demora uma eternidade para aquecer, e na minha opinião ha um desgaste muito maior do motor, especialmente nas partes altas do motor ( como por exemplo a nossa amiga arvore de cames, que no caso dos motor PD, é pior ainda, ate a quente, ao relanti elas gastam :rir: devido a baixa pressao de oleo ) o oleo frio nao flui tao rapido quanto devia, para os sitios que devia. e claro a temperatura nao é ideal, as propriedades nao sao as ideais, dai ser preferivel, deixar apenas alguns segundos, mas não minutos prepositadamente e comecar a andar normalmente, sem carga, nem rotação exagerada. mas isto não e tudo assim linear, ha muita variavel e jogo, o clima, a qualidade do oleo, bombas, termostatos, e nao vale a pena continuar.

bem, isto ha muitas teorias e estamos a falar de motores nao alterados... que ai pode haver muita coisa diferente. e ha situações que se invertem vai-se la saber porque...

em relacao ao turbo, a frio, ele agradeve que lhe chegue pressao de oleo o mais depressa possivel, a quente depois de vir a puxar pelo menimo, ele suplica arrefecimento, e que outras importantes propriedades dos oleos, o protejam. a realidade que se ve por ai, é o pessoal vir a abrasar na autoestrada, e ao parar numa estacao de servico ainda o carro nao parou, ja o motor vai desligado... das duas uma, ou têm carros que possuem radiador de oleo, ou fritam muito oleo, que depois sai do turbo com as propriedades quase nulas e voltam po motor, e em alguns casos ( depende do oleo) aos poucos vao tambem intupindo o core do turbo com Carvao, do oleo carbonizado e deppois lubrificação ja era... e daqui a pouco escrevo um livro...

amanha continuo...:shock:
 
Estás lá CollXoc! ;) =D>

Certa vez numa estação de serviço da A3 estava eu à espera para o turbo "descansar" chega um sr com uma dci mégane desligou logo. Aquilo parecia uma sinfonia de estalos...

Uns tempos mais tarde pode ser que alguém leve um grande estalo na oficina se fizer mtas vezes isso...
 
Essa parte do CHOKE ( ca costumam chamar de AR, ...."puxa o ar antes de ligar"...)

A minha mota tem esse sistema. Só gostava de saber é se ao puxar essa patilha do AR se vai abrir a passagem de ar nos carboradores ou se vai abrir passagem de gasolina???

É que ela passado 1min,ou nem isso, de estar a trabalhar com a patilha do AR puxada começa a mandar rateres e tenho de reduzir logo a acção da patilha do AR
 
Essa parte do CHOKE ( ca costumam chamar de AR, ...."puxa o ar antes de ligar"...)

A minha mota tem esse sistema. Só gostava de saber é se ao puxar essa patilha do AR se vai abrir a passagem de ar nos carboradores ou se vai abrir passagem de gasolina???

É que ela passado 1min,ou nem isso, de estar a trabalhar com a patilha do AR puxada começa a mandar rateres e tenho de reduzir logo a acção da patilha do AR

Penso que tornará a mistura ar/combustível mais rica em combustível para queimar melhor a frio. à medida que aquece vai-se desligando ou totalmente.

Não convém deixares a mota parada durante muito tempo. Mesmo se não andares com ela liga-a.

P.ex: os carros a injeção otto (gasolina - sem carburador) a frio a rotação tende sempre a ser um pouco mais elevada, para aquecer rapidamente o motor até à temp ideal.

Cumps
 
As ambulancias do meu quartel só fazem emergencia, é dar a chaves e arrancar, (e não é propriamente uma conduçao soft, e andam nas maos de uns 30 gajos talvez), contam com +/- 150000 km (4 anos) e outra 100000 (3 anos) e os turbos ainda não se deitaram =).
Lá nisso são duras:mad:
 
Aqui fica um video mais ou menos sobre o assunto.
É a montagem que um turbo timer que na opiniao dos gajos é uma treta, e no fim falam precisamente no que ja foi falado..se querem que o carro arrefeça, basta nadar devagar nos ultimos minutos antes de pararem

[video=youtube;Pqg0oeWS0sw]http://www.youtube.com/watch?v=Pqg0oeWS0sw&feature=c4-overview&list=UUgJRL30YS6XFxq9Ga8W2J3A[/video]
 
As ambulancias do meu quartel só fazem emergencia, é dar a chaves e arrancar, (e não é propriamente uma conduçao soft, e andam nas maos de uns 30 gajos talvez), contam com +/- 150000 km (4 anos) e outra 100000 (3 anos) e os turbos ainda não se deitaram =).
Lá nisso são duras:mad:

Mesmo sem ser ambulâncias eu vejo aí algum pessoal e alguns até mecanicos e é dar á chave e dar gás,não vão ali devagar,e depois é chegar ao destino e desliga a chave e são carros que fazem km e km e parece que nunca se deitam LOL e eu por exemplo comprei o clio com 3 anos e tal 95mil km +/- carro estimado sempre assistido na marca cheio de cuidados o turbo foi-se aos 116 mil km

São coisas que acontecem,embora eu tenha azar ainda á 3 semanas vou a abrir a porta por fora partiu-se a mola do puxador,desmontei a forra da porta para arranjar e tinha um apoio da calha do elevador do vidro partido LOL um gajo quanto mais cuidados tem mais cenas aparecem LOL
 
tinha um apoio da calha do elevador do vidro partido LOL um gajo quanto mais cuidados tem mais cenas aparecem LOL

Isso é crónico dos Clios e Méganes, pelo menos do modelo anterior aos atuais.

No que respeita ao turbo, principalmente os Geometria Variável, quem anda sempre a pastar tb não lhes faz bem nenhum, pois acumula carvão.

In Tdi Club Forum um user cita outro:

How do I drive my TDI -.....

(1) when cold - that is, the engine feels cold and no motion on the temp scale - try to keep under 2500 rpm - sometime almost 3K in first just because I don't notice ...

(2) When temp gage starts moving and engine sounds awake, got between 2500 and 3K when shifting.

(3) When fully warm, shift up to 4.5K when I want to, generally closer to 3.5 k, and cruse at anywhere from 1.5K to 2.5K, depending on traffic, slope, etc.

Drive it like I stole it? Love the phrase. If I stole it, I wouldn't worry about making the curve..... as much....

Bem... carvão não deve ter :D
 
As ambulancias do meu quartel só fazem emergencia, é dar a chaves e arrancar, (e não é propriamente uma conduçao soft, e andam nas maos de uns 30 gajos talvez), contam com +/- 150000 km (4 anos) e outra 100000 (3 anos) e os turbos ainda não se deitaram =).
Lá nisso são duras:mad:

Ei tambem es bombeiro? a casa ja nao arde ehhehe :cool:
 
Back
Top