Explicação para: "Descansar o Turbo"

Em vez de pararem e ficarem a espera feitos tolos que arrefeça que tal Antes de chegar ao local pretendido moderar a velocidade para as temperaturas baixarem?!! lolol
Ok, é um carro a diesel, não aquece tao rapido por ai alem parado a relanti mas aquece. o problemas aqui é mesmo o veio do turbo como qualquer metal dilata com o aquecimento! convém fazer circular o óleo em andamento e a baixa velocidade.. mas isso sou eu que o faço! quem quiser que gaste dinheiro a toa num turbo timer. é mais fácil do que moderar a velocidade antes de chegar ao local!

faço exactamente o mesmo seja em que carro for que tenha turbo, seja gasóleo ou gasolina. é mais rápido a arrefecer e evita-se desgastes desnecessários

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
Quando o motor está frio, não é preciso deixar ao ralenti, desde que nos próximos 15/20 mins não se passe das 2k/2500RPM. Mesmo que passados 5 minutos passe das 3000RPM apesar de não ser saudável, penso que não seja tão perigoso como desligar o motor no imediato depois de uma viagem longa, condução desportiva ou alguma subida que esforce o turbo. Acho que é bem pior o turbo rolar sem lubrificação.
 
1º-De manhã ao por o carro trabalhar ,deixar pelo menos o carro 5 min ao relantim para que o oleo circule por todos componentes do motor. - Mentira. No livro de instruções, diz: ligar e andar. Só assim se lubrifica. Faz bem estar cerca de 30 seg e depois arrancar suavemente, agora 5 min é um perfeito exagero e causa desgaste ao carro, para além de que consome mais combustível e faz mal ao ambiente e à carteira!

Quanto ao turbo. Este é um componente que atinge elevadíssimas rotações. Sendo lubrificado pelo óleo do motor, se aquando um período intenso de esforço se cortar a lubrificação, este mais cedo ou mais tarde vai gripar. Deve-se pois fazer duas coisas: alguns km´s antes de parar abrandar o ritmo - em engrenagem de caixa alta em plano baixar as rpms e depois em ponto morto deixar repousar um pouco entre 30 seg a 1 min, dependendo do ritmo a que se vinha.

Cumps
 
Errado!

Nos PD`s não se deve deixar o carro "parado" 5 minutos, mas andar logo com ele. Sei que parece ilógico, mas é verdade. Obviamente nao se deve passar das 2000rpm´s +-

Quanto ao turbo:

Ao deixar trabalhar ao relentim, logo após viagem em AE por exemplo, a temperatura estabiliza, as rotações das turbinas baixam.
Nesses pressupostos, já se pode desligar o carro, pois nao tendo rotações altas, a falta/corte de oleo no core do turbo é irrelevante.

Cumps,
 
Errado!

Nos PD`s não se deve deixar o carro "parado" 5 minutos, mas andar logo com ele. Sei que parece ilógico, mas é verdade. Obviamente nao se deve passar das 2000rpm´s +-

Quanto ao turbo:

Ao deixar trabalhar ao relentim, logo após viagem em AE por exemplo, a temperatura estabiliza, as rotações das turbinas baixam.
Nesses pressupostos, já se pode desligar o carro, pois nao tendo rotações altas, a falta/corte de oleo no core do turbo é irrelevante.

Cumps,

Nos PD e VP. E é como explicas.

Cumps
 
Errado!

Nos PD`s não se deve deixar o carro "parado" 5 minutos, mas andar logo com ele. Sei que parece ilógico, mas é verdade. Obviamente nao se deve passar das 2000rpm´s +-

Quanto ao turbo:

Ao deixar trabalhar ao relentim, logo após viagem em AE por exemplo, a temperatura estabiliza, as rotações das turbinas baixam.
Nesses pressupostos, já se pode desligar o carro, pois nao tendo rotações altas, a falta/corte de oleo no core do turbo é irrelevante.

Cumps,

ilogico pq? ilogico e ficar com o carro parado ao ralenti, quando aumentas o regime aumentas a rotaçao da bomba do oleo logo lubrifica mais e o oleo chega mais rapdio aos componentes nem tem nada de ilogico e isto e para todos os motores nao so para os pd's ou vp's
 
Bem, no manual de utilizador do meu SDI tb vem lá escrito isso. Para não deixar o motor a trabalhar tanto tempo e para logo andar mas não ultrapassar umas certas rotações. Mas para mim eles puseram isso para efeitos de poluição, pois com o carro a frio, polui mais. Eu deixo sempre quase 1 a 2 min a trabalhar antes de arrancar. É engraçado, pois tb tenho um carro com 34 anos e lá vem escrito o contrário...no manula de utilizador vem mesmo a dizer para deixar trabalhar uns minutos antes de arrancar!
 
Ilógico porque a ideia generalizada errada, é de ligar o carro e deixar estar a trabalhar uns minutos antes de arrancar....

Dai a minha ironia....
 
Isso de 1, ou 2min é para quem para a meio da autoestrada, pq em situações normais o óleo circula e arrefece enquanto se estaciona e/ou se chega ao local pretendido, pelo menos comigo é assim.


Sent from my Lumia 800 using Board Express
 
Normalmente antes de me deitar meto o carro a trabalhar e deixo toda a noite a trabalhar para estar o motor quente quando me levanto para ir para o trabalho, quando chego do bules deixo o carro a trabalhar, vou jantar e depois do Jantar paro.


Isso do deixar o carro aquecer e mais não sei o kê é para os carros velhinhos.
Eu meto o meu carro a trabalhar e vou em velociade moderada a baixa rotação, até a temperatura estar ok, se a condução for normal, quando chego paro agarro as minhas coisas e desligo o carro (está uns 5seg.) ao relantim.
Se tiver pusado pelo carro, faço o ultimo Km a uma velocidade moderada, quando chego fico no maximo 30seg com o carro a trabalhar.
Numca troquei de turbo e a parte quente tem 315KKms, todos feitos na minha mão.

O ke há mais para ai é malta cheia de cuidados e estão fartos de partir turbos...

P.S. só não entendi ai uns comentarios, como é que param o motor e o turbo fica a rodar?
 
sim se tu desligares o motor o turbo roda até parar, e se tiveres acabado de puxar por ele então a rotação vai ser ainda maior, e o desligar vai cortar a lubrificação
 
sim se tu desligares o motor o turbo roda até parar, e se tiveres acabado de puxar por ele então a rotação vai ser ainda maior, e o desligar vai cortar a lubrificação

Só se estivermos a falar de vir a fazer 2bar e desligar logo e siga. eheh

Agora mais a sério, vejo aí alguns exageros nos cuidados. De manhã acho correcto ligar, sintonizar a rádio favorita, arrumar as tralhas e seguir, penso que 10/20segundos e está no ir. Deixar o carro 5minutos de manhã a trabalhar é engraçado mas quem o faz também já deve ter percebido que nesses 5minutos o ponteiro ainda não mexeu, enquanto que se tivesse em andamento ainda que em condução soft o ponteiro já estaria na temperatura ideal.
Ao desligar também concordo com o abrandar o ritmo nos ultimos kmsantes de parar e quanto muito deixar ali 20 ou 30segundos enquanto se junta a tralha telemoveis carteira, etc, mais que isso é exagero e sem qualquer benefício, estamos a falar de um TDIque é feito para o dia à dia, com esses cuidados todos que falam mais valia andar de transportes publicos. eheh
 
sim se tu desligares o motor o turbo roda até parar, e se tiveres acabado de puxar por ele então a rotação vai ser ainda maior, e o desligar vai cortar a lubrificação

É obvio que tem sempre alguma inercia, mas da maneira que o pessoal fala parece que ainda fica alguns 5 ou 10 minutos a trabalhar.
 
Deve-se deixar 30 a 60 segundos a trabalhar antes de parar quando se puxa mais pelo carro,, isto para baixar as temperaturas no turbo, pois o que arrefece normalmente o turbo é o óleo do motor (pode também ser a agua), assim ele está ali 30 seg a "repousar" ao relanti e arrefece.. mesmo assim quando se para o motor o turbo ainda vai rodar uns segundos não é por isso que para imediatamente ao desligar o motor, mas sem stress. Pois a rotações do veio do turbo são proporcionais aos gases do motor, por isso nesse especto ao fim de 5 segundos o carro ao relanti não vai interferir se nos últimos 100 km vieste ou não a puxar pelo carro, é só mesmo para um melhor arrefecimento do turbo...
 
Last edited:
É obvio que tem sempre alguma inercia, mas da maneira que o pessoal fala parece que ainda fica alguns 5 ou 10 minutos a trabalhar.

Um turbo pode chegar as 100.000 rotações.....
Daí eu ter dado o exemplo de uma paragem a meio da AE e não andar as compras no meio da cidade, salvo seja. Nestes casos desligo logo.
 
E quando o carro esta parado mas a trabalhar o turbo nao roda? é que o meu roda, desde que esteja o motor a trabalhar.
 
O turbo está constantemente a rodar desde que se liga o carro até desligar (ficando a rodar uns segundos mesmo depois de desligar, sendo que os novos de rolamentos ainda ficam a rodar mais tempo), as rpm do mesmo é que depende do pedido pelo condutor (pressão)...
 
Last edited:
[video=youtube;TA9EHOATzOk]http://www.youtube.com/watch?v=TA9EHOATzOk[/video]

Ouvir o som ao minuto 1:03.

Para bom entendedor ;) só som basta! :D

Cumps
 
O turbo está constantemente a rodar desde que se liga o carro até desligar (ficando a rodar uns segundos mesmo depois de desligar, sendo que os novos de rolamentos ainda ficam a rodar mais tempo), as rpm do mesmo é que depende do pedido pelo condutor (pressão)...

isso levantou me uma dúvida, tipo no meu carro teoricamente o turbo entra às 3500rpm mais ou menos... o que ele fica a fazer até lá? roda ou não? ou roda mas o ar da admissão não passa por ele?
estou a falar de um 1.4 tsi e não de um tdi, mas penso que deverá ser igual nos tdi pois a baixas rotações o turbo também não trabalha... ou estou errado?

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
Back
Top