Seat Bocanegra Concept
A próxima geração do Ibiza vem sendo especulada há um bom tempo pela imprensa européia. Segundo publicações do velho continente, ele compartilhará muitas soluções com o novo Polo, que chega no ano que vem à Europa. O novo conceito da Seat, o Bocanegra, antecipa as linhas do Ibiza e mostra muito do que será empregado na versão definitiva, embora fique claro que algumas soluções ficarão limitadas ao
show car.
A Seat o denomina Bocanegra SportCoupé, nomes que fizeram história dentro da marca espanhola, com antigos modelos. Com 4,06 metros de comprimento, o conceito mostra que o novo Ibiza será maior que alguns concorrentes, como Renault Clio (3,99 m), Peugeot 207 e Fiat Grande Punto (ambos com 4,03 m) e que a atual geração do modelo (3,95 m). Rebaixado, o conceito mede 1,35 m de altura e tem 1,71 m de largura (sem os espelhos retrovisores). A distância entre-eixos tem 2,46 m.
O estilo do Bocanegra é moderno e esportivo. O teto baixo mostra todo o apelo fora de série que o conceito tenta passar. A carroceria cheia de vincos, vindos dos faróis e das lanternas, passa a sensação de agressividade e movimento. Outro ponto forte do protótipo é a bravura passada pelos pára-choques bojudos, os faróis de formato irregular, a grande tomada de ar dianteira e o aplique preto na dianteira contribuem para o visual. Os retrovisores encaixados, tendência da indústria automotiva, também entregam requinte com os repetidores integrados.
A desportividade do Bocanegra também não se limita ao estilo. Sob o capô, ele conta com um 1,4 litro TSI de injeção direta de combustível e turbocompressor. É o mesmo motor que estreou no Golf GT e entrega 170 cv no médio da Volkswagen, mas a Seat não revelou detalhes do propulsor em seu veículo. O câmbio tem sete velocidades e dupla embreagem (DSG). Para estabilizar o bom conjunto mecânico, rodas de 19 polegadas calçando pneus de medida 235/35 foram empregadas no Bocanegra.
Sua aparição para o público acontecerá este mês, em Genebra. A versão definitiva do Ibiza será lançado no Salão de Madrid, em maio deste ano. Ainda terá uma versão esportiva (Cupra) com propulsor 1.8 turbinado.