Temperatura estranha 6j 1.6 105cv

Boas
Cheguei agora a casa e com o carro parado ao relantim apercebime que a admissão estava a puxar muito ar fui a traseira do carro meti a mão em frente ao escape e tava a sair ar bue quente 2/3 seg tinha de tirar a mão que começava a queimar. Isto e normal ou esta com algum problema ?
 
Pois não sei por não perceber muito disso e que perguntei não sei como funciona a regeneração do dpf.
 
Ainda hoje o meu regenerou e o motor aquece de tal maneira que jasus , se metermos a mao no capo ate queima!

So nao sei, ate que ponto e que um dia nao da cabo da pintura do capo com tal aquecimento..
 
sim é o filtro a regenerar. pelo que ouvi dizer o carro injeta um líquido que faz a limpeza ao filtro a altas temperaturas... isso é mais frequente acontecer quando anda-mos de vagar... pk aquilo acumula mt carvão xD
desde que comecei a por o gasóleo mais caro da repsol, o filtro não me tem chateado tanto...
 
Pois eu no dia a dia vou pó trabalho estradas secundaria 50/60 km/h deve ganhar muito carvão. Obrigado pelo esclarecimento.
 
como ja disseram isso era a fap a fazer um ciclo de regeneração, o que muita gente nao sabe é que não convem interromper isto. convem deixar o carro a funcionar ate parar o ciclo, nota-se facilmente pela rotação subir ligeiramente, e o barulho tambem se altera, em alguns carros ouve-se mais o turbo ao relanti(acelarado).. ja para nao falar no consumo instantaneo que dispara. se meterem um papel a saida do escape, fica queimadito..tal é a temperatura, o mal é os efeitos "secundarios", pior que a pintura do capot, sao todos os componentes do compartimento do motor envolventes ao filtro...que aquecem nas horas.. mesmo que esteja tudo pensado para sofreram tais temperaturas... axo que a fisica nao perdoa, e aquilo é tudo menos saudavel em geral, em beneficio da poluição, la se tira longevidade a muitos outros componentes, e por consequencia polui o ambiente de outra forma. ( mas isso nao conta para as mediçoes co2...). A fim de evitar esse aquecimento, so vejo uma coisa a fazer, evitar fazer o ciclo com o carro parado, de forma a que haja ventilação, mesmo que minima, é melhor que completamente imovel. se nao for possivel, pelo menos deixar funcionar um pouco depois em modo "normal", como se fosse depois a regra de deixar um pouco ao relanti depois de puxar..
 
Sabes que estando a fazer regeneração ao relanti, quase de certeza que vai ser sempre abortada por levar mais de 10min. No manual diz. Por isso não acho muito boa ideia deixar o carro a chegar a temperaturas extremas. Vais andar com o carro a mais de 60km/h constantes que ele faz a regeneração normal.
 
quando o DPF regenera convem "dar uma volta com o carro" devido as temps e a regeneraçao ser bem feita.

evitem o relantim, alem de estarem a dar cabo da mecanica, a regeneraçao nao fica mt bem feita.
Na opel aconselharame isso e a nao interromper a regeneraçao, pk aquilo estraga a qualidade do oleo do motor.
 
sim, era o que estava a tentar dizer, evitar interromper, e nao deixar o carro parado, ideal era isto so acontecer na AE.

A mim ja nao é a 1 vez que assim que estou a estacionar o carro é que ele se lembra de comecar a fazer a regeneração, eu fico lixado e la vou dar um giro extra com o carro, para nao tar ali a aquecer, e de preferencia vou para locais que posso andar a vontade com o carro, que nao tenha de parar, tipo AE. ( sim, ja xeguei a ir de preposito para a AE...lol).
 
Experimentem colocar uma folha de papel em frente ao escape...:cool:

Ao fazerem essa brincadeira aconselho a abrirem o capô...

A fim de evitar esse aquecimento, so vejo uma coisa a fazer, evitar fazer o ciclo com o carro parado, de forma a que haja ventilação, mesmo que minima, é melhor que completamente imovel. se nao for possivel, pelo menos deixar funcionar um pouco depois em modo "normal", como se fosse depois a regra de deixar um pouco ao relanti depois de puxar..

Exactamente evitar fazer isso com o carro parado, é preferivel desliga-lo que na próxima vez o motor detecta que houve uma regeneração incompleta e com isso ele reinicia outra vez o processo de limpeza.

A mim ja nao é a 1 vez que assim que estou a estacionar o carro é que ele se lembra de comecar a fazer a regeneração, eu fico lixado e la vou dar um giro extra com o carro, para nao tar ali a aquecer, e de preferencia vou para locais que posso andar a vontade com o carro, que nao tenha de parar, tipo AE. ( sim, ja xeguei a ir de preposito para a AE...lol).

Não é preciso e gastar gasóleo por causa disso, isso é um processo que demora cerca de 10min. agora quem faz muita cidade é que é mais complicado...

Cumps
 
Last edited:
Sem duvida alguma que é a REGENERAR. Ja reparei no meu 1900 105 a regenerar e a deitar fumo branco que éra uma coisa louca. Mas nao acendeu a luz.

Quando acendeu a luz consegui regenerar em auto estrada em 7 minutos em terçeira velocidade as 3000rotaçoes para o limpar bem.

Tens que andar a esgalhar o veiculo, ele assim nao precisa de regeneraçao .

Eu ja entendi a fisio do meu carro, ja nem me chateio quanto ao DPF . Tens é que entrar na ONDA dele.
 
O pessoal que tem carros com FAP/DPF tem de se mentalizar que tem de ir passear o cão de vez em quando.

E também dar-lhe umas gasosas valentes, carros com FAP/DPF a andar em cidade é regenerações todas malucas, ralentis acelerados, escape quente, consumos altos, mau cheiro a sair do escape, etc...
Se a regeneração for feita em andamento, nem dão por ela. Sendo que as condições ideias para que ela aconteça, é andar a velocidade constante e rpm constante.

Os sintomas de regeneração são: Mau cheiro, ralenti acelerado (~1000rpm), ralenti irregular, consumo instantaneo mais alto, fumaça branca a sair do escape.
 
Last edited:
Eu já pensei em remover a fap mas, já ouvi dizer aqui no fórum que depois podia mexer com a pressão do turbo...
 
Acho que nao.

O unico contra de retirar o DPF é poluir mais o ambiente, e tambem um dia mais tarde no IPO medirem as emissoes de Particulas, quando agora apenas medem o CO2.

:)
 
Boas.
Desculpa lá a minha ignorancia.
Mas eu tenho um 6J FR e quando, ou como nos apercebemos que a FAP está a regenerar??
É que eu nem dou conta disso. E ainda por cima, tenho dias que o carro pára e arrancas varias vezes.
 
As pessoas fazem do FAP/DPF um grande bicho papão. Desde que o carro faça uns kms em estrada / no aço ele vai limpando e regenerando e nem dão por isso. Agora evitem é andar sempre a ligar e desligar o carro, a fazer percursos curtos, ou andar no para-arranca... Podem fazer isso, mas de vez em quando uns kms em estrada aberta para limpar.

Boas.
Desculpa lá a minha ignorancia.
Mas eu tenho um 6J FR e quando, ou como nos apercebemos que a FAP está a regenerar??
É que eu nem dou conta disso. E ainda por cima, tenho dias que o carro pára e arrancas varias vezes.
Ainda no meu post acima estão descriminados os sintomas de um TDI CR a regenerar. Seja 2.0 ou 1.6.
 
Se a regeneração for feita em andamento, nem dão por ela. Sendo que as condições ideias para que ela aconteça, é andar a velocidade constante e rpm constante.

talves dependa do carro/motor em questao, mas em alguns, talves dos primeiros, nota-se perfeitamente bem, mesmo em autoestrada, para os mais atentos, se um gajo vai com andamento estavel e de repente, ve a autonomia a descer a pique, assim sem mais nem menos, e o consumo instantaneo que ainda a pouco era 4.5~6, e na mesma situação passa para 6.5~8.. percebe-se que é ele a regenerar, mas assim que lhe passa, volta a aumentar a autonomia, mas claro volto a dizer, isto depende de carro para carro, ha carros que a autonomia não mexe muito, outros acelarar um pouco e baixa logo.
 
Back
Top