cordoba 6k 1.4 16v 195/50/r15
220 a descer, em recta 215 +-(xega aos 220 mas demora, e demora....), 150 subida de 10% ou mais (a24 a seguir aos tuneis de castro daire) corta 6900 rpm
resumindo: dos 0 aos 180 envergonha alguns tdi, apartir dai e que....
o meu também pouco tem consumido. e esse óleo aprova entao??
eu nao sei se nos nossos motores também tem que seguir uma norma como nos diesel, normalmente convém pôr um oleo com norma especifica indicada pelo fabricante
só uma curiosidade que li à dias numa revista da especialidade, "os motores modernos podem consumir 1 litro de óleo a cada 2 ou 3 mil kms"... :whistle:
portanto, não é de preocupar quando isto se verifica, que penso ser o caso da maioria...
sobre a valvulina da caixa, uma pergunta: como é que se vê o nível? se é que é possível!!! só pra ficar atento também a todos os níveis e esse que é dos mais importantes apesar de em condições normais deve manter-se sem ser preciso repor.....
Dás 215 em recta com um 1.4 16V montado num Cordoba??!!!!!
Só se for uma recta com uma inclinação muito acentuada.... Espera lá isso é uma descida
E já agora qual é o Tdi que envergonhas dos 0 aos 180???
Cumpts
é verdade, é 1.4 16v 101cv dupla camara de combustao (é o motor com potencia anunciada de 101cv stock, mas traz sempre mais um cheirinho :rir
nao é qual, é quais, depende de muita coisa, mas ate 1.9tdi (nao e um 1.9tdi de 130/160cv cm e obvio, sejamos rasoaveis nas comparaçoes ... )
Eu conheço bem o motor, 1.4 dohc 16v, e num VW polo sei k fica um carrinho giro de conduzir e é um motor com um regime muito razoável para um atmosférico, mas arrastar um cordoba com esse motor em arranque não me acredito que tenha peito nem para um pd100, aliás nem arranque nem ponta não te esqueças que a potência em cv é a msma mas o pd100 tem um binário mt superior para além de ser mais leve!!!!:whistle::whistle::whistle:
Eu conheço bem o motor, 1.4 dohc 16v, e num VW polo sei k fica um carrinho giro de conduzir e é um motor com um regime muito razoável para um atmosférico, mas arrastar um cordoba com esse motor em arranque não me acredito que tenha peito nem para um pd100, aliás nem arranque nem ponta não te esqueças que a potência em cv é a msma mas o pd100 tem um binário mt superior para além de ser mais leve!!!!:whistle::whistle::whistle:
pesa 1165 kg, pesa mais 100 kilos que um polo , ou seja em acelaraçao nao perde segundos, perde decimos de segundo
peso/potencia polo -->10,54kg/cv
peso/potencia cordoba -->11,53kg/cv; o que da uma diferença a rondar 0,9kg/cv falando em valores stock claro (o peso do cordoba e real, o do polo penso que deve andar perto, calculei com 1065kg, mas deve ser mais pesadito :whistle
ps: numca esquecer é que um motor so por si, nao anda, á muito mais para alem disso, so 1 exemplo, caixa de velocidades.
No Polo posso confirmar que é bem rapido, ja fiz teste com alguns TDI´s alguns sock e outros nao stock e nunca achei que ficasse muito mal, o melhor teste que considerei bom foi com uma TDI 90cv com repro (Cujo dono do mesmo é de ca do forum e nao me deixa mentir) dos 30 aos 160kmh foi sempre taco a taco depois dos 160kmh ele ganha mais pulmao (Teste feito numa estrada a subir)
Ja fiz mais alguns testes dos quais nao vou referir porque nao gosto de falar nas costas das pessoas, falei neste teste porque o user em questao é de ca e pode sempre confirmar que nao minto
TDI´S Stock nao sao la grande coisa mas ja com uma reprozita, ja é outra fruta
Cumprimentos
Não disse que ficavas mal, até referi que esse motor nos polos aprova bem e são uns carrinhos rápidos e engraçados!!!
Mas não podes compará-lo a um PD os 6k 90cv são geometria fixa e msm assim tem mais binário que o 1.4 16v, mas um PD100 a partir de 3ª já se faz notar.... Estou a falar de ambos stock claro.
O 6k que ganhou o troféu era do concessionário onde trabalhava na altura, aliás ganhou várias provas msm fora do troféu, Baltazar e Oliveira na Póvoa de Varzim conduzido pelo Pedro Leal, e o motor era o 2.0L dohc 16V, que é muito semelhante ao 1.4 e conseguimos arrancar uma bos potência dakele motor foi um bom carro:respect:
Mas o Cupra do concessionário onde trabalho agora, esse do avatar, é um 1.9 TDI e a nivel de andamento, faz tempos bem superiores e é um motor com muito mais pulmão que o 2.0L!!!!
Claro que um é atmosférico e o outro é turbo, mas por isso msmo é que continuo a dizer que um PD100 tem motor suficiente para o 1.4 16v, é que o binário nem se compara!!!!!
Cumpts
eu ainda me lembro (2003/2004) de fazer um comparativo com uma Ibiza 110cv
com "click" e era taco a taco....o meu carro é um 6n, o q para mim é onde este
motor se encaixe melhor...pouca electrónica e caixa curta... depois com bmc-
cda e cat-off, já dava para ir na frente de Ibiza 130cv stock até aos
190km...depois desta velocidade torna-se mt lento....no meu caso e devido ao
filtro o carro n passava dos 205, notando-se a falta de gota e mt ar.
Ir à frente d um 130?N m parece, ja és capaz d o companhar um bocado mas n m parece k lhe xegues a dar. Eu tive um 6l 16v 100cv c cda, box, e cat off e n lhes dava, mas em altas acompanhava bem as 130. Ja as fr eram mais complicado, caixa curta é fdd...
6l para o polo 6n é de agua para o vinho...até do polo 6n para o 6n2 é diferente.... n sei se te lembras da ibiza do deathwind aka cueca-preta ...axo q era assim o nickname dele...tb tinha o carro como o teu em vez da box tinha chip da DM.....e digo.te q foi grande a diferença q lhe dei..se ele ainda andar pelo forum pode confirmar...isto já foi à 3 anos.
PS: Atenção que estes 216-220km/h no velocimetro devem equivaler a +-188-190km/h reais que é a velocidade máx anunciada pela Volkswagen neste modelo..
[/IMG]
Abraçada![]()
Duvido. Até porque tenho um carro com o mesmo motor e medindo com o GPS a uma velocidade de 180 por ex, o erro de velocimentro é uns 3kmh. Teres uma diferença de 30kmh é algo demasiado grande. Esses 220km/h é a descer, num plano deves dar +/-205
6l para o polo 6n é de agua para o vinho...até do polo 6n para o 6n2 é diferente....n sei se te lembras da ibiza do deathwind aka cueca-preta ...axo q era assim o nickname dele...tb tinha o carro como o teu em vez da box tinha chip da DM.....e digo.te q foi grande a diferença q lhe dei..se ele ainda andar pelo forum pode confirmar...isto já foi à 3 anos.